Professores ocupam Congresso para pressionar parlamentares
Na manhã desta quarta-feira (4), trabalhadores em Educação de todo o país ocupam o Congresso Nacional, em protesto à proposta dos governadores de redução do piso salarial. A campanha ‘Piso dos Professores(as): deputado(a), estamos de olho no seu voto! Vote contra o INPC. Vote contra a proposta dos governadores!’ foi criada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) para pressionar os deputados federais para que não votem contra os interesses da categoria.
Publicado 04/12/2013 11:07
A proposta dos governadores prevê congelamento do piso do magistério, através da instituição do INPC como política de reajuste, e rebaixa a previsão de valorização do piso e das carreiras do magistério em todo país.
Após cinco anos de vigência da Lei do Piso Salarial Nacional dos Professores, o piso do magistério corresponde a pouco mais de dois salários mínimos. Muitos gestores continuam descumprindo a lei, não por escassez de recursos como costumam alegar – pois em muitos casos as verbas constitucionalmente vinculadas à Educação nem são utilizadas em sua totalidade.
Roberto Leão, presidente da CNTE, destaca que a proposta dos governadores é “uma maquiagem que apresenta ganho real mínimo e é totalmente contrária ao espírito da lei do piso, que é de valorização dos trabalhadores de educação, no caso, os professores”.
“Não vamos tolerar nenhum golpe contra a política do piso salarial nacional, prioritária nos palanques eleitorais, mas pouco prestigiada em sua concretude. Não haverá educação de qualidade no Brasil, enquanto não houver a valorização dos seus trabalhadores em educação”, adverte o líder sindicalista.
Da Redação em Brasília
Com informações da CNTE