João Ananias defende ações para reduzir mortalidade materna

O 1º Seminário de Parlamentares da América Latina e Caribe para debater a saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil, foi aberto nesta quarta-feira (04/12), no Plenário 3 da Câmara dos Deputados.

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), presidente da subcomissão especial destinada a tratar do fortalecimento da informação e prestação de contas sobre a saúde das mulheres e das crianças, disse que é preciso apressar a execução das ações para que o Brasil consiga reduzir em 75%, até 2015, as mortalidades infantil e materna. Esses são dois dos Objetivos do Milênio, firmados em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento, promovido pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, prossegue até esta quinta-feira (05/12). João Ananias e a ex-deputada Carmen Zanotto (SC), que foi relatora do colegiado, pediram a realização do seminário. Com o debate, eles buscam ainda a integração com parlamentos de países da América Latina e do Caribe que também enfrentam dificuldades para atingir as metas estabelecidas pela ONU.

A abertura contou com a participação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além do presidente da Comissão de Seguridade Social, deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Formaram a mesa de abertura, Joaquim Molina (OPAS); Helvécio Miranda (representando o ministro da Saude); deputado Nelson Pellegrino ( presidente da Comissão de Relações Exteriores); deputado Rosinha, Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família; João Ananias; deputada Jô Moraes, deputada Rosane Pereira e Leonel Briozzo.

Também foram convidados para a cerimônia de abertura a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Marleen Temmerman; Vice-Ministro de Saúde do Uruguai, Leonel Briozzo; Vice-Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Luiz Galvão; Presidente do Parlatino, deputado Elias Castillo; Presidente do Parlasul, deputado Newton Lima (PT-SP); e o representante da Opas no Brasil, Joaquin Molina.

Logo após a abertura, foi proferida a conferência magna, pela diretora regional da Federação Internacional de Planejamento Paternal para o Hemisfério Ocidental (IPPF) e integrante do Grupo Independente de Especialistas (iERG) e da Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, Carmen Barroso.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)