Inácio Arruda manifesta apoio a José Genoíno 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) manifestou seu apoio ao deputado federal Jose Genoíno, do PT de São Paulo, que renunciou ao mandato parlamentar nesta terça-feira (3). Destacando o importante papel desempenhado por Genoíno na fundação do PT e também na luta pela redemocratização do país, Inácio Arruda atribuiu a condenação do político ao “atrevimento” dele de ter contribuído para colocar no poder um operário compromissado com as causas da população mais pobre. 

Na avaliação do senador, o pedido de renúncia não se deu como forma de fugir à cassação, mas sim para fortalecer o Congresso Nacional, evitando transferir a sua dor e de seus familiares para os deputados.

“Quero fazer esse registro porque o nosso companheiro José Genoíno, numa atitude também de coragem, renunciou para fortalecer a instituição do Congresso Nacional. Ele não quis trazer para o âmbito do Congresso Nacional a sua dor, a dor que ele está sofrendo com sua família não quis transferir para os deputados e em última instância para o Congresso Nacional”, afirmou Inácio Arruda.

Na Câmara

Na Câmara, o líder do PT e irmão de Genoíno, deputado José Guimarães (CE), também fez a defesa do líder petista. Em discurso na tribuna da Câmara, ele reafirmou a inocência de Genoíno e discorreu sobre a história dele, da resistência à ditadura militar a um papel central na construção do PT e da própria democracia no país, com a redemocratização, em 1985.

Para o líder petista, Genoíno conclui essa fase da vida dele “demonstrando que é um cidadão e parlamentar grandioso”. “Quando relatamos para ele que a Mesa se reunia para abrir um processo de cassação do seu mandato, ele foi claro: ‘eu não me permito mais a isso, o melhor caminho para o PT, para a bancada, é eu renunciar ao mandato’”.

“Ele deixa a condição de deputado, mas não a de militante respeitado pelo PT. O Genoíno, o seu legado, sua história, jamais serão apagados. Foi um gesto grandioso”, afirmou.

O líder acrescentou: “Ao invés de ficarmos tristes, embora dilacere nossa alma, não iremos permitir que destruam a história do PT. Genoíno é a expressão da história do PT, na construção deste imenso projeto que está construindo o Brasil”, afirmou Guimarães.

Da Redação em Brasília
Com agências