Procon orienta consumidores sobre compras feitas pela internet
O consumidor pode acionar o Procon pelo telefone 151 ou de forma presencial, na sede do órgão, em horário comercial. Em casos de não recebimento dos produtos adquiridos ou de arrependimento, o Procon tem as instruções sobre como cancelar a compra.
Publicado 03/12/2013 09:23 | Editado 04/03/2020 16:27
O Procon Fortaleza está orientando os consumidores a procurarem o órgão em casos de reclamações e denúncias relacionadas ao evento Black Friday, ocorrido na última sexta-feira (29). O entendimento do órgão é que, pelo grande volume de negócios feitos eletronicamente, os participantes da promoção devem ficar atentos aos seus direitos. Em casos de não recebimento dos produtos adquiridos ou de arrependimento, o Procon tem as instruções sobre como cancelar a compra e garantir a devolução do dinheiro pago, inclusive corrigido.
O consumidor pode acionar o órgão pelo telefone 151 ou de forma presencial, na sede (Rua Major Facundo, 869, Centro), em horário comercial (8h às 17h). "Estamos orientando o consumidor para os casos de arrependimento, uma vez que, pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, é assegurado o cancelamento da venda e devolução do dinheiro pago", disse George Valentim.
Para esse período que antecede o Natal, as recomendações do Procon aos consumidores que ainda pretendem fazer compras pela internet são as seguintes: não fornecer informações pessoais desnecessárias; guardar todos os dados referentes à transação; questionar a existência de despesas com fretes e taxas adicionais; sempre que possível, identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais por meio do endereço eletrônico; além de exigir nota fiscal e imprimir ou guardar em meio digital o contrato firmado.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza