Sindicato dos Bancários comemora os 24 anos do jornal O Bancário
Uma das principais ferramentas de comunicação dos trabalhadores brasileiros, o jornal O Bancário, publicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, completa 24 anos de circulação diária no próximo domingo, 1º de dezembro. Ao longo dos anos, o jornal, que já alcança a edição nº 5.496, se firmou e ultrapassa os limites do mundo sindical.
Publicado 29/11/2013 15:05 | Editado 04/03/2020 16:16
Segundo o sindicato, “a boa vida dos bancos, o abuso na cobrança de juros e tarifas ao consumidor e os problemas vivenciados pelos clientes e funcionários do sistema financeiro são diariamente tratados no jornal”. No entanto, salienta a entidade, “as notícias de relevância social também não ficam de fora”.
“A ótica é a luta classista, o que faz do O Bancário um jornal diferente, voltado verdadeiramente para os interesses de toda a sociedade, principalmente aqueles que sempre foram excluídos, como os negros, índios, mulheres”, explicou a equipe de O Bancário, através da assessoria.
Com tiragem diária de 10 mil exemplares, a distribuição para a categoria é feita nas agências, pelos diretores do Sindicato. A população também pode ter acesso ao jornal, que fica à disposição de quem quer ter informação de qualidade em frente da entidade, nas Mercês.
Centro de Memória
O Sindicato inaugurou, na última quinta-feira (28/11), o do Centro de Documentação e Memória Bancária Raymundo Reis (CDM), que guarda todos os exemplares do jornal. Os números antigos podem ser consultados no espaço, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, no SBBA.
Além das edições de O Bancário, o Centro de Memória possui no acervo, entre os mais de 100 mil documentos, livros, vídeos fotos, que recuperam a história dos trabalhadores e do Sindicato da Bahia, exemplo dos protestos contra a ditadura militar, pelas Diretas Já e as manifestações contra as privatizações no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Da Redação
*Colaborou Ascom/ Sindicato dos Bancários