Ministro participa da abertura hoje em Brasília do Gymnasiade
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa na tarde desta quinta-feira (28), às 16h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013. O evento, que acontece de quatro em quatro anos e pela primeira vez é realizado nas Américas, reúne 1,7mil atletas de 35 países, na faixa etária de 14 a 17 anos, que disputarão oito modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, caratê, xadrez e ginásticas artística, rítmica e aeróbica.
Publicado 28/11/2013 15:01
As atrações da cerimônia oficial de abertura dos Jogos prometem agitar os oito mil espectadores esperados para recepcionar as 35 delegações estrangeiras que participarão da festa. Os convidados assistirão a apresentações culturais e artísticas de quadrilha, capoeira, e as acrobacias do grupo Akros de Ginástica Acrobática da Secretaria de Esporte do Distrito Federal.
Os músicos finalistas do programa The Voice Diego Azevedo e Pedro Eduardo, e as cantoras locais Priscila Lisboa e Adriah, acompanhados pelas bandas Pé de Cerrado e Toró de Palpite, vão animar a festa ao lado do cantor sertanejo universitário Michel Teló, que encerrará o show com os hits de sua carreira.
O evento , cuja última edição aconteceu em 2009, em Doha, no Catar, é realizado pela Federação Internacional de Desporto Escolar (IFS, sigla em inglês), com apoio do Ministério do Esporte, governo do Distrito Federal em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Trabalho do voluntariado
Desde o início da semana, Brasília começou a viver uma movimentação diferente com a chegada das delegações dos 35 países participantes dos jogos. Eles foram recepcionados por cerca de 450 voluntários que vão vivenciar, até o dia 3 de dezembro, em Brasília, a experiência única de auxiliar na competição e com muita disposição e vontade de conhecer pessoas do mundo inteiro.
São amantes do esporte, estudantes universitários e professores de diferentes áreas, de 18 a 60 anos, que vão ajudar a executar todos os detalhes na complexa estrutura que é promover uma competição esportiva mundial.
Antes da cerimônia de abertura, o trabalho dos voluntários se concentrou no receptivo das delegações estrangeiras, auxílio nos hotéis e no suporte ao Comitê Organizador, localizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Quando as disputas começarem, a missão será nas áreas de competições e na logística.
Com a experiência de trabalho voluntário adquirida durante a Copa das Confederações 2013, Lígia Maria Soares, 36 anos, espera contribuir para o sucesso do evento, realizado pela primeira vez na América do Sul. “Estamos representando Brasília e, principalmente, o Brasil. Desde a Copa das Confederações, venho fazendo um trabalho voluntário em todos os eventos esportivos que a cidade acolhe. Espero que nos próximos dias eu conheça outras culturas e ajude no sucesso do evento”, diz a voluntária.
A pernambucana Katarina de Castro Aguiar, 32 anos, que terá a missão de coordenar os trabalhos de voluntariado durante a Gymnasiade 2013, teve o primeiro contato com a atividade em 2005, na capital federal. Com experiência em competições esportivas, como os Jogos Escolares da Juventude, Katarina espera que a competição ajude a disseminar a cultura do voluntariado no país.
“O trabalho de voluntário mudou a minha vida. Espero que a Gymnasiade toque o coração desses voluntários que terão contato pela primeira vez e que abra um mundo de possibilidades para eles. O trabalho voluntário não é nada mais do que ajudar as pessoas, exercitando a cidadania, conhecendo uma cultura diferente e ganhando novos amigos”, afirma.
Serviço:
Cerimônia oficial de abertura dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013
Data: 28.11.2013
Horário: 16 horas
Local: Ginásio Nilson Nelson, Brasília.
Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte