Câmara pode votar hoje projeto sobre bancadas dos estados
A Câmara dos Deputados fará sessão extraordinária nesta quarta-feira (27) para votar o projeto que anula a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual é alterado o tamanho de bancadas de 13 estados na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014. A resolução aumenta as vagas para deputados federais de cinco estados e diminui as de outros oito.
Publicado 27/11/2013 13:43
Essa redefinição do TSE levou em conta os dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A resolução também redefiniu as vagas das assembleias legislativas desses estados.
Pela resolução, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira na Câmara dos Deputados, enquanto Paraíba e Piauí terão dois deputados a menos.
Os beneficiados com mais uma cadeira serão Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganharão outros dois representantes. O maior beneficiado é o Pará, que ganhará quatro deputados a mais.
Na sessão desta terça-feira (26), as bancadas dos cinco estados que ganharam deputados anunciaram que iriam obstruir as votações se o projeto entrasse em pauta.
Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara