Irã continua apostando em acordo nuclear com o Ocidente

As delegações negociadoras do Irã e dos Estados Unidos se reuniram em Genebra no quadro das conversações sobre a questão nuclear iraniana.

Os vice-ministros de Assuntos Exteriores iranianos, Seyed Abás Araqchi e Mayid Tajt Ravanchi, e a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Wendy Sherman, participaram do encontro que se produziu depois das discussões que mantiveram separadamente os representantes persas com os da Rússia e outros três países europeus do G5+1 (EUA, Rússia, Reino Unido, China e França, mais a Alemanha).

Na quarta-feira (20), durante a primeira jornada de conversações, o chanceler e o principal negociador iraniano, Mohamad Yavad Zarif, se entrevistou com a chefe da Política Exterior da União Europeia (UE), Catherine Ashton.

Tanto Zarif como o porta-voz de Ashton, Michael Mann, qualificaram de “positivo” o encontro e desejaram que sejam alcançados mais progressos nas próximas conversações.

O chefe da diplomacia iraniana anunciou em sua conta da rede social Facebook que nesta quinta-feira (21) manterá conversações "sérias e detalhadas" com Ashton.

Segundo Araqchi, ambas as partes iniciarão a elaboração de um memorando de entendimento com base na proposta apresentada anteriormente por Teerã, que inclui três fases: o ‘objetivo comum, o ‘primeiro passo’ e o ‘último passo’.

Uma pesquisa elaborada pelo jornal Washington Post e pelo ABC News, revela que 64 por cento da população dos Estados Unidos apoia um acordo entre Teerã e os países ocidentais nas conversações nucleares.

Com Hispan TV