Vanessa diz que países estão inflexíveis na COP 19
A presidenta da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que os países desenvolvidos têm apresentado uma postura inflexível na 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 19, que acontece em Varsóvia (Polônia).
Publicado 20/11/2013 18:52

A senadora, que junto com os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Sérgio Souza (PMDB-PR), faz parte da comitiva brasileira que participa do encontro, disse que até agora existem muitos “embarreiramentos e bloqueios no debate”.
“Temos visto que os países desenvolvidos tem uma postura visando desmobilizar a Convenção e empurrar os compromissos para a reunião que será realizada em Paris em 2015" destacou a presidente da CMMC.
Segundo ela, existe, entre os delegados, a tendência em secundarizar à reunião COP-20 que será realizada no Peru no ano que vem e deixar o debate principal para a COP-21 em Paris. "Por que Paris? Porque acontecerá em 2015, ano em que tem que se estabelecerem novos acordos e metas, pois os atuais encerram-se em 2015" destacou.
O debate tem avançado na reafirmação da Plataforma Durban, conjunto de acordos obtidos na 17ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-17) e que determina uma segunda fase para o Protocolo de Kyoto, estabelece o mecanismo que deve reger o Fundo Verde para o Clima e traça um roteiro para um novo acordo global. "O Brasil propôs que haja consultas nacionais" destacou a parlamentar do Amazonas.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin