Encontro discute proteção do consumidor durante a Copa
O planejamento das ações de proteção ao consumidor turista na Copa de 2014 foi discutido na última segunda-feira (18/11), em Salvador, durante reunião entre representantes da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), ministérios da Justiça e do Turismo, da Embratur, além da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e do Procon estadual.
Publicado 19/11/2013 11:04 | Editado 04/03/2020 16:16
O objetivo do encontro, realizado nas 12 cidades-sede da Copa, é prevenir eventuais conflitos e estabelecer o monitoramento das relações de consumo durante o evento através do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania. Criado em março deste ano, o comitê é coordenado pelo Ministério da Justiça.
Integram o comitê, ainda, o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa. A principal preocupação dos órgãos de defesa do consumidor para o período da Copa é a prestação de serviços, como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, além do transporte urbano, interestadual e aéreo.
Os preços cobrados em trechos entre as cidades-sede nas datas de jogos foram um dos primeiros alvos da fiscalização integrada. Os torcedores que visitarem a Bahia durante o evento contarão com um aplicativo móvel exclusivo para registrar reclamações contra estabelecimentos e prestadores de serviço.
Disponível para os principais aparelhos smartphones a partir de dezembro deste ano, o Reclame Turismo vai funcionar de forma integrada com o Procon e reforça outros serviços de atendimento, a exemplo do Disk Turismo e Guias e Monitores.
Fonte: Secom-BA