China vê redução de poluição como objetivo de desenvolvimento
O chefe da delegação chinesa na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Xie Zhenhua, afirmou nesta segunda-feira (18) que as providências da China na luta contra as alterações climáticas são baseadas nas próprias necessidades do país para realizar o desenvolvimento sustentável. Xie também criticou o Japão por prejudicar a reunião com compromissos de redução abaixo do anteriormente acordado.
Publicado 19/11/2013 11:18
Numa atividade temática realizada no "Espaço da China", Xie Zhenhua afirmou que os esforços para enfrentar as alterações climáticas estão de acordo com as reformas do país, que se explicam no reajuste estrutural e na transferência dos meios para o desenvolvimento econômico.
Xie lembrou a trajetória de desenvolvimento dos países ricos, cujas emissões de carbono aumentam em paralelo com o processo de industrialização e urbanização. As emissões, porém, começam a cair quando o desenvolvimento chegar a um determinado nível.
Segundo ele, a China, com Produto Interno Bruto per capita de seis mil dólares e emissões de seis toneladas por pessoa, espera encontrar um caminho de desenvolvimento verde, que ajudará o país a chegar ao topo o mais cedo possível, para depois diminuir as emissões.
Por outro lado, Xie criticou o Japão por "empatar" a reunião e pediu ao país que reflita sobre o assunto. Numa coletiva de imprensa em Varsóvia, onde ocorre a conferência, o governo do Japão anunciou que iria reduzir, até 2020, 3,8% das suas emissões de carbono de 2005.
Anteriormente, o país já tinha assumido proceder a cortes de 25% das emissões de 1990. Porém, com esta decisão, o Japão vai praticamente elevar o volume em 3,1%, disse o chefe da delegação chinesa.
A ação do Japão provoca insatisfação dos participantes de outros países, acrescentou o chefe das negociações da China, Xie Zhenhua, que salientou a importância da confiança política, dizendo que o cumprimento dos compromissos é a base essencial para as futuras negociações.
Com informações da Rádio China Internacional