Procon Fortaleza reúne-se com 15 empresas mais reclamadas em 2013
O Procon Fortaleza reuniu-se, na manhã desta terça-feira (12/11), com as 15 empresas mais reclamadas na Capital, entre os meses de janeiro e outubro de 2013. O objetivo foi informar aos fornecedores sobre a situação e debater estratégias para otimizar o atendimento ao consumidor, por meio de mecanismos como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC 0800).
Publicado 13/11/2013 10:01 | Editado 04/03/2020 16:27
De acordo com George Valentim, coordenador Geral do órgão, os consumidores têm dificuldades para resolver seus problemas por meio dos SACs. “Uma forma que as empresas podem diminuir essas estatísticas é melhorar esse serviço e dar atenção às notificações do Procon para evitar a abertura de reclamações. É um marketing negativo muito forte que elas estejam no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado em março de 2014”, disse.
Ele explicou que o consumidor lesado por uma empresa passa por três etapas: procurar resolver diretamente, por meio do SAC; abrir o procedimento no Procon, que emite uma Carta de Informação Preliminar (CIP) para o problema ser resolvido em 10 dias; abrir reclamação e marcar a audiência de conciliação. Se a audiência não resolver, a situação será encaminhada ao Poder Judiciário.
O Procon notificará os fornecedores que não foram à reunião para um encontro nos próximos dez dias. Caso não compareçam, estarão sujeitos a um processo administrativo que pode gerar uma multa que varia de R$ 600 mil a R$ 9 milhões.
As 15 empresas mais reclamadas em 2013 são:
1) Oi Fixo
2) Oi Móvel
3) Companhia de Água e Esgoto do Ceará
4) Banco Bradesco
5) Comercial Rabelo Som e Imagem
6) Cemaz Indústria Eletrônica da Amazônia
7) Dricos Móveis e Eletrodomésticos
8) Caixa Econômica Federal
9) Banco Santander
10) Banco do Brasil
11) Claro (3G e Móvel)
12) Companhia Energética do Ceará
13) Remo Service
14) Eletrônica Moriá
15) Brastemp / Consul
Fonte: Prefeitura de Fortaleza