Seminário discutirá aplicação dos royalties para a educação
De que forma e a partir de quando os royalties do petróleo serão aplicados na educação? Com que prioridades e com quais resultados imediatos? Qual o impacto dos novos investimentos no dia a dia do aluno, do professor, dos pais, nas várias modalidades de ensino e nos diferentes perfis de instituições educacionais? Buscando respostas a essas questões, será realizado em Fortaleza (CE), no dia 6 de dezembro, o Seminário Royalties para a educação:e agora? sobre o tema.
Publicado 12/11/2013 14:52
O encontro reunirá professores, gestores, estudantes e representantes do Poder Público e de instituições ligadas à defesa da educação. A iniciativa é do mandato do professor e deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que nesta segunda-feira (11), em pronunciamento realizado no Grande Expediente, horário nobre da Câmara dos Deputados, anunciou a realização do seminário, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará, apoiadora do encontro.
"Todos os avanços conquistados nos governos Lula e Dilma contribuíram para que chegássemos a um cenário muito mais promissor para a educação brasileira. Agora chegou o momento de ir além, de dar um novo passo, de fazer mais e de fazer melhor, contando com os recursos que o Congresso Nacional aprovou, após muitos debates, para robustecer os investimentos públicos em educação", destaca Chico Lopes.
"A riqueza dos royalties do petróleo e da exploração do pré-sal terá como principal destinação a melhoria das políticas educacionais. Temos a chance de dar um grande salto, rumo a uma educação em um outro referencial de qualidade. Com o seminário, estamos convidando a sociedade a debater essas questões específicas sobre a utilização dos royalties, que ainda precisam de maior clareza", acrescenta o deputado.
Convidados nacionais
"Para uma discussão ampla e representativa, buscaremos a presença de debatedores de dimensão nacional e uma articulação também com a Câmara Municipal de Fortaleza, as secretarias de Educação do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza e com as diversas secretarias municipais de Educação no Ceará. Além de várias entidades ligadas à área, desde sindicatos de professores e trabalhadores da educação, até o Conselho Estadual de Educação e as lideranças que vêm realizando esse debate, nos planos local e nacional", detalha.
"A ideia é contribuir para dar maior visibilidade às lutas da educação e ajudar a dirimir essas e outras dúvidas, sobre o que mudará com a injeção de novos recursos para o setor. Vivemos todos a expectativa de inaugurar um novo momento, com melhor infraestrutura e com pessoal qualificado. Temos a confiança de que, com o apoio de todos, teremos um seminário com encaminhamentos concretos e importantes para subsidiar novas mudanças nessa realidade", complementa Chico Lopes.
O seminário contará com o apoio das comissões de Educação da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Professor Teodoro (PSD, e da Câmara Federal , integrada pelo deputado federal Artur Bruno (PT). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PROS), também garantiu apoio da Casa ao seminário, que contará ainda com apoio do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes