Para Vanessa Grazziotin, Bolsa Família fortalece poder feminino
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou nesta quarta-feira (6) as conquistas do Bolsa Família em seus dez anos de existência, enfatizando o papel do programa na "construção do poder feminino". A parlamentar sublinhou que 93% dos titulares dos cartões do Bolsa Família são mulheres que, dessa forma, ganham força em sua luta pela emancipação em diversas áreas da sociedade.
Publicado 07/11/2013 11:40
“A condição da mulher como titular do programa garantiu a ela, de fato, maior autonomia, dignidade e respeito na sociedade. Além disso, as mulheres mudaram a visão que elas tinham sobre a sua própria vida”, resumiu.
Segundo os dados apresentados por Vanessa, nos dez anos de Bolsa Família, 36 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza, o que levou vários países a buscar a adoção de modelo semelhante.
Ela citou os estudos contidos no livro Programa Bolsa Família – uma década de inclusão e cidadania, organizado pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, para assinalar a importância do programa para as mulheres.
“A quase totalidade das mulheres que foram entrevistadas afirmam ser melhor que o cartão esteja em seu nome do que no nome do marido. E a justificativa foi, quase sempre, a de que a mulher cuida melhor do dinheiro, sabe mais do que a família precisa”, acrescentou a senadora.
Vanessa alertou que as mulheres ainda precisam trilhar um longo e difícil caminho para a "construção de uma cidadania mais democrática", mas considera o Bolsa Família uma importante contribuição nesse sentido.
Da Redação em Brasília
Com Agência Senado