Escolas podem ser fechadas por causa da poluição do ar na China
A China pode adotar um sistema de horário de trabalho flexível e suspender as aulas em caso de advertências de poluição do ar de alto nível, disse uma circular do governo divulgada nesta quarta-feira (6).
Publicado 06/11/2013 13:05
O texto foi emitido pelo Ministério da Proteção Ambiental já que a China está sob crescente pressão para controlar a poluição do ar, com smog (neblina resultante da poluição) grave frequentemente afetando as grandes cidades.
O documento também pede todas as possíveis medidas compulsórias para reduzir as emissões quando a mais alta advertência de poluição do ar for emitida. Essas medidas incluem a suspensão ou a limitação de produção de fábricas, restrição de veículos nas ruas, o controle de poeira e a proibição de churrasco ao ar livre.
Atividades ao ar livre de grande escala não devem ser realizadas. Escolas secundárias e primárias, assim como os jardins de infância, devem suspender as aulas. As empresas e instituições devem adotar expedientes flexíveis, segundo a circular enviada para os departamentos locais de proteção ambiental.
O smog causa um grave impacto sobre a saúde pública, especialmente no inverno, quando o aquecimento gerado por carvão produz grande quantidade de emissão de poluentes, segundo o texto.
O documento pede controle rigoroso sobre a poluição causada pela queima do carvão enquanto garante o uso de gás natural. A circular pede administração intensificada da poluição causada por indústrias e veículos motorizados.
Fonte: Rádio Internacional da China