"#VemPraRua" pelo passe livre, já!
O transporte é um serviço público, e deveria ser tratado assim pelas prefeituras municipais. Mas as licitações são cada vez mais viciadas, e com isso, o direito de ir e vir é comercializado assim como uma mercadoria qualquer. Esses contratos não garantem a qualidade do serviço, e nem regulam a tarifa.
Publicado 31/10/2013 12:27
Transporte público é um direito. Mais do que o direito de ir e vir, é também o acesso à cidade. As opções de lazer e cultura geralmente estão nas proximidades do centro das cidades. Dessa forma, que mora nas periferias não tem acesso a parques, shows, filmes, peças de teatro e mostras culturais.
Na terça-feira (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu a aprovação da proposta que cria o passe livre para estudantes e diz que pretende votar a matéria na Casa até o fim desse ano.
“É um assunto inevitável. Não tem sentido quem estuda pague pelo transporte. Todo país que está à frente do Brasil já resolveu o problema. Em janeiro haverá novo reajuste e o assunto vai engrossar as ruas novamente. O Poder Público tem que ter responsabilidade de resolver a questão”, disse Calheiros.
Em 2003, ano que as mobilizações do Passe Livre Estudantil tomavam corpo, a UBES liderou a série de passeatas que ficaram conhecidas como “Agosto do Buzu”. Mobilização popular, protagonizada por estudantes, que por cerca de três semanas tomou as ruas de Salvador, paralisando a cidade contra o aumento das passagens de ônibus. Esse acontecimento que inspirou e contribuiu significativamente para o desenvolvimento das lutas para que o estudante tenha acesso ao transporte público de qualidade e subsidiado pelo orçamento público.
O passe livre estudantil é uma das pautas que irão mover os debates do 40° Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas que dessa vez, acontecerá em duas cidades mineiras: Contagem e Belo Horizonte, entre o dia 28 de novembro e 1° de dezembro e conta com o número recorde de 6.400 delegados eleitos em escolas de todo o país em mais de 10 mil estudantes são esperados para os debates.
O planejamento urbano precisa focar em transporte público de qualidade e de graça para os estudantes, as comunidades urbanas dependem disso. A juventude pede passagem, a luta é pelo direito ao acesso irrestrito à educação, cultura, lazer e esporte.
Fonte: UJS