Na Bahia, campanha Novembro Roxo alerta para a saúde do homem

Após o Outubro Rosa, campanha internacional de combate e conscientização sobre os cânceres de mama e de colo do útero, a Bahia reserva o mês de novembro para cuidar da saúde do homem. Para marcar o início da mobilização, será realizada na sexta-feira (1º de novembro) a sessão especial Novembro Roxo 2013: a saúde do homem lá em cima.

O encontro começa às 9h30, e acontecerá no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo. Proposta pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a sessão especial tem o objetivo de divulgar informações e propor uma discussão sobre o combate aos cânceres de pênis e de próstata.

De acordo com o parlamentar, que é autor do Projeto de Lei nº 19.997/12, que cria o Novembro Roxo, o intuito é que o tema seja inserido no calendário oficial da Secretaria de Saúde, para que sejam desenvolvidas campanhas e atividades educativas, que ajudem a quebrar os preconceitos masculinos e colaborem com a prevenção das doenças.

Assim como no Outubro Rosa, o Novembro Roxo, em 2012, propôs a iluminação cênica na cor roxa em três pontos da capital baiana. O Elevador Lacerda, os Orixás do Dique do Tororó e o Cristo da Barra ficaram roxos no período de 27 de novembro a 5 de dezembro.

Dados

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o Brasil é o país que mais registra casos de câncer de pênis no mundo e cerca de 1 mil são amputados anualmente.O número é alarmante, pois a doença é de fácil prevenção e as causas estão diretamente ligadas aos hábitos de higiene pessoal.

Já o câncer de próstata, que têm incidência ligada à hereditariedade, fatores hormonais e ambientais e hábitos alimentares, é o segundo mais comum entre os homens. A doença pode levar até 15 anos para atingir 1 cm² de forma assintomática. Segundo especialistas, os negros constituem grupo de maior risco. Em 2012, foram mais de 60 mil novos casos. 

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro