SP vai ter 243,4 km de corredores de ônibus a partir de segunda
Outros 7 km de faixas exclusivas para ônibus serão inaugurados em São Paulo a partir desta segunda-feira (28). Com os novos trechos, que valem de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e, aos sábados, das 6h às 14h, a capital paulista alcança 243,4 km de corredores.
Publicado 27/10/2013 12:10
Serão 700 metros na avenida Casa Verde –entre a avenida Professor Celestino Bourroul e a rua Dom Amaral Mousinho– e na rua Dom Amaral Mousinho –entre a avenida Casa Verde e a praça Delegado Amoroso Neto–, na zona norte da cidade. A exclusividade para o transporte coletivo ocorrerá no sentido centro.
A zona sul será beneficiada com mais 5,2 km de faixa exclusiva na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, em ambos os sentidos, no trecho entre as avenidas Engenheiro George Corbisier e Assembleia.
Já na região central haverá a inauguração de mais 1,1 km de corredor, que passará pelo viaduto Dona Paulina, praça Dr. João Mendes, rua Anita Garibaldi e avenida Rangel Pestana, até a região do parque Dom Pedro 2º.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o lançamento não compromete a ciclofaixa operacional de lazer da praça Dr. João Mendes, ativada normalmente aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, porque são dias fora da operação da faixa exclusiva.
Mas, como informou o órgão, haverá algumas alterações no sistema viário da região central. No acesso da avenida 23 de Maio para o viaduto Dona Paulina, será implantado um novo semáforo. E, nos horários de operação da faixa exclusiva, o movimento de conversão do viaduto para a rua Quintino Bocaiúva só será permitido para os ônibus. Os demais veículos terão como opção o contorno pela praça Dr. João Mendes, avenida Liberdade, rua Álvares Machado e rua Dr. Rodrigo Silva.
Para viabilizar este percurso, a CET afirma que a rua Dr. Rodrigo Silva terá seu sentido de circulação invertido. Na avenida Rangel Pestana, a pista sentido praça da Sé, entre a rua Dr. Bittencourt Rodrigues e a rua Roberto Simonsen, terá tráfego exclusivo de ônibus no horário de funcionamento da faixa. Já a rua Venceslau Brás terá sentido único de circulação, da rua Dr. Bittencourt Rodrigues para a rua Roberto Simonsen, assim como a rua Roberto Simonsen, entre a rua Venceslau Brás e a rua Floriano Peixoto.Mas, como informou o órgão, haverá algumas alterações no sistema viário da região central. No acesso da avenida 23 de Maio para o viaduto Dona Paulina, será implantado um novo semáforo. E, nos horários de operação da faixa exclusiva, o movimento de conversão do viaduto para a rua Quintino Bocaiúva só será permitido para os ônibus. Os demais veículos terão como opção o contorno pela praça Dr. João Mendes, avenida Liberdade, rua Álvares Machado e rua Dr. Rodrigo Silva.
Para viabilizar este percurso, a CET afirma que a rua Dr. Rodrigo Silva terá seu sentido de circulação invertido. Na avenida Rangel Pestana, a pista sentido praça da Sé, entre a rua Dr. Bittencourt Rodrigues e a rua Roberto Simonsen, terá tráfego exclusivo de ônibus no horário de funcionamento da faixa. Já a rua Venceslau Brás terá sentido único de circulação, da rua Dr. Bittencourt Rodrigues para a rua Roberto Simonsen, assim como a rua Roberto Simonsen, entre a rua Venceslau Brás e a rua Floriano Peixoto.
Reorganização
As medidas fazem parte de um projeto de reorganização do transporte coletivo de ônibus na cidade para que o sistema se torne mais eficiente. A idéia é de que o sistema seja reorganizado com linhas mais curtas, feitas por permissionários (microônibus) e com intervalos mais curtos para fazer o transporte dos bairros periféricos, integrando em terminais com linhas que trafegam em grandes eixos estruturais, com veículos maiores de grande capacidade, rodando em corredores exclusivos.
Desde o início do ano, a Prefeitura já implantou 224,6 km de faixas exclusivas, superando o número previsto (220 km) para dezembro. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 km de corredores até 2016.
”Na prática, o usuário terá um serviço que ele pode contar, porque hoje ele quebra, não vem, e os intervalos não são regulares. Ele vai ter veículos maiores e melhores, velocidade mais rápida e ganhar tempo de viagem”, explicou a diretora da SPTrans.
Integração
O projeto prevê reorganizar as 1,3 mil linhas atuais em cerca de 900 novos itinerários, sendo 380 estruturais e 520 locais, o que não significa menos opções de deslocamento. No caso da alteração nas 45 linhas da Zona Leste, o usuário ganha 90 opções diferentes com os mesmos trajetos passando pelos terminais São Mateus, Carrão, Cidade Tiradentes e na Estação de Transferência de Itaquera, onde pode tomar outras linhas, sem pagar nova tarifa.
Antes da criação do Bilhete Único, apenas 15% dos usuários optavam por se deslocar em dois ou mais linhas e, atualmente, 50% das viagens são integradas. Os ônibus da cidade transportam 7 milhões de passageiros por dia e são responsáveis por 71% de toda a demanda de transporte coletivo da capital.
“O usuário está acostumado a usar a mesma linha por muito tempo e a expectativa de fazer uma integração o deixa inseguro, porque ele tem a imagem de que na troca de um ônibus para outro, vai demorar. A reorganização serve justamente para evitar isso, aumentando a frequência de ônibus nos pontos e evitando as filas de coletivos”, explicou Ana Odila.
Com informações da Prefeitura de SP e Uol Notícias