Corrida da Mulher em Brasília alerta para prevenção do câncer 

Chegou a hora de se alongar, aquecer e correr ou caminhar, conscientizando todas e todos contra o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil: o de mama. Dando continuidade à programação preparada para o Outubro Rosa no Distrito Federal mês, as Secretarias de Estado da Mulher e de Esporte preparam, para este domingo (27), a partir das 9 horas, no Eixão do Lazer, em frente ao prédio dos Correios, a 1ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa Contra o Câncer de Mama. 

“Será mais um momento de a sociedade se mobilizar em torno da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, avalia a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia. Para ela, aproximar o esporte da condição feminina representa chamar à atenção para a necessidade de conscientizar mulheres e homens a assumirem, cada vez mais, os cuidados preventivos e protetivos com a saúde, de maneira individual e coletiva.

“O autocuidado e o cuidado com o outro, compreendidos em sua dimensão plural, alcançam resultados que, cumulativamente, farão a diferença na qualidade de vida de todas e todos”, afirma a secretária.

“O esporte não poderia ficar de fora dessa campanha tão nobre, ele é um grande aliado da saúde humana. O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre mulheres no Brasil. Por isso é muito importante que todos se mobilizem em prol dessa ação”, avalia o secretário de Esporte, Julio Ribeiro.

Sobre a Corrida e Caminhada

O evento, que acontece pela primeira vez no Distrito Federal, é resultado da parceria entre as Secretarias da Mulher e de Esporte. O objetivo é transmitir à sociedade a importância da promoção do esporte como direito de cidadania das mulheres e promover a ocupação dos espaços públicos como elemento chave para o estímulo e incentivo às práticas de atividades físicas em favor da saúde preventiva e da promoção em saúde das mulheres e da sociedade.

A ação reforça a posição do Governo do Distrito Federal a favor das políticas de equidade de gênero e insere, também, a questão da mulher no contexto da agenda esportiva local, reforçando a identidade de Brasília como anfitriã de eventos esportivos e como uma “cidade de civilidade”, na qual as questões de gênero alcançaram status de questões de Estado com a criação da Secretaria da Mulher nos primeiros dias da atual gestão.

Representando as mulheres, e as atletas, do Distrito Federal estará a recordista Carmem de Oliveira. Ela foi a primeira mulher a vencer os 10 mil metros do atletismo em Jogos Pan-Americanos. Foi também a primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, em 1995, e é recordista brasileira da maratona. Hoje, a atleta é gestora dos Centros Olímpicos instalados no DF.

A organização da prova pede que os atletas doem kit higiênico (um pacote de absorvente, um creme dental, uma escova de dentes e um sabonete). O material será encaminhado à Rede Feminina de Combate ao Câncer; à ONG Recomeçar, de mulheres mastectomizadas de Brasília; e à Casa Abrigo, que cuida de mulheres vítimas de violência. No dia da corrida, haverá tendas para receber as doações, em frente ao prédio dos Correios, no início do Eixão Norte.

Serviço:
O que: 1ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa Contra o Câncer de Mama
Quando: Domingo, 27 de outubro, às 9h
Onde: Eixão Norte, com largada em frente ao prédio dos Correios

Da Redação em Brasília
Com informações da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal