China e Índia não recorrerão à força para resolver disputas
China e Índia assinaram um acordo de cooperação sobre a segurança regional. Ambos os lados prometeram fazer todos os esforços em manter a estabilidade das regiões fronteiriças e reiteraram que não usarão força militar para a solução de disputas.
Publicado 24/10/2013 13:02
A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, valorizou a importância deste acordo. Segundo ela, o documento ajudará os dois países a aumentar a confiança mútua e garantir a paz e estabilidade das zonas da fronteira.
O acordo foi fechado durante viagem oficial do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, à China. Singh visitou nesta quinta-feira (24) a Escola Central do Partido Comunista da China (PCCh), onde falou sobre as relações sino-indianas.
De acordo com Singh, a região da Ásia-Pacífico já se tornou um foco do crescimento econômico global. Para ele, China, Índia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e os países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) estão formando uma comunidade econômica dinâmica.
Sendo os dois principais países em desenvolvimento, China e Índia devem intensificar ainda mais a cooperação em diversas áreas.
No discurso, Singh apresentou sete princípios para impulsionar os laços bilaterais como respeito mútuo, coexistência pacífica, reforço do diálogo sobre as questões de fronteira e segurança regional, promoção da parceria estratégica e aumento dos intercâmbios culturais entre os povos.
Fonte: Rádio Internacional da China