Governo uruguaio irá vender grama de maconha por 1 dólar
O governo uruguaio irá vender o grama da maconha a US$ 1 assim que o processo de legalização da droga no país for concluído, informou o secretário da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, no último domingo (20). A lei já foi aprovada pelo Congresso e, ainda neste ano, passará pelo Senado, onde a maior parte dos parlamentares é favorável. Segundo o texto constitucional, cada usuário poderá comprar até 40 gramas por mês depois de se registrar em um banco de dados público.
Publicado 22/10/2013 13:43

Em entrevista ao jornal uruguaio El País, Calzada explicou que o preço foi calculado para competir com o mercado ilegal da droga. “O custo da maconha no momento da distribuição deve ser equiparado ao conseguido no mercado legal”, disse ele. “Estamos falando hoje que o preço da maconha prensada paraguaia, que é normalmente vendido aqui, fica cerca de um dólar por grama”, acrescentou.
O secretário ainda disse que o mercado ilegal “é de muito risco e má qualidade” e que o Estado vai oferecer um “lugar seguro para comprar, um produto de boa qualidade pelo mesmo preço”.
EUA e América Latina diferem sobre legalização da maconha
Regulamentação da maconha não irá disparar consumo no Uruguai
Ainda de acordo com Calzada, o programa da venda pública da substância deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014. O secretário explicou que com uma grama de maconha, é possível confeccionar um cigarro grosso ou três mais finos.
A legalização da maconha foi descrita pelas autoridades uruguaias como uma das medidas tomadas contra o tráfico de drogas no país. “Queremos tirar o mercado do narcotráfico”, disse o presidente José Mujica há poucos dias. A lei em trâmite no Senado confere ao Estado o poder de cultivar e vender maconha, mas libera também plantações para uso exclusivamente pessoal.
Fonte: Opera Mundi