Publicado 21/10/2013 15:28 | Editado 04/03/2020 17:13

Plenária final da XXII Congresso da UMES de Chapecó
A UMES é a entidade de luta em defesa dos direitos estudantis e tem grande peso na história das bandeiras levantadas pelo movimento no Brasil. Em Chapecó foi a primeira a ser reconstruída pós-ditadura militar. A história desta união estudantil sempre teve como principio o processo de participação aberta de todos os estudantes, sendo assim democrática. A cada gestão é necessário realizar um congresso onde os estudantes possam se manifestar e eleger a nova diretoria.
Para o Vereador Cleiton Fossá "O movimento dos estudantes é um celeiro de lideranças. Precisamos resgatar aquela rebeldia com causa". Enfatiza ainda, "eu não quero contratar um segurança para poder fazer o meu trabalho, mas necessito do movimento estudantil do lado dos verdadeiros representantes do povo, para que possamos construir dias melhores para todos". Este que observou e se alegrou com a grande presença do gênero feminino no congresso.
Além de motivar a eleição da nova direção para a entidade, o congresso teve como objetivo debater as necessidades dos estudantes e as bandeiras de luta que serão defendidas na próxima gestão de 2014. Bandeiras locais como lutar pelo Passe Livre Estudantil, contra o bloqueio do cartão dos estudantes nos domingos e afins. Ciclovias em nossa cidade, a democratização direta para diretores nas escolas, bem como, a presença de Grêmio Estudantil em todas. Lutar por espaços culturais gratuitos e de lazer para a juventude. Além de defender bandeiras a nível nacional por mais investimentos na educação, utilizando os 10% do PIB para a categoria, contra a Homofobia, contra a redução da maioridade penal, bem como discutir uma reforma curricular no ensino médio.

Talia Leite, estudante secundaríista eleita Presidenta da UMES Chapecó
Vermelho/Chapecó