China cria 50 bilhões de toneladas de chuva artificial por ano

Um relatório apresentado ao mais alto órgão legislativo chinês na segunda-feira (21) disse que o país cria cerca de 50 bilhões de toneladas de chuva artificial todos os anos, no entanto, esforços extras são necessários durante desastres naturais.

O relatório sobre a implementação da lei meteorológica do país foi apresentado à sessão bimestral do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), o principal órgão legislativo chinês, que vai de segunda a sexta-feira.

O documento disse que um total de 2.266 distritos do país adota modificações meteorológicas, com chuvas artificiais usadas em uma área total de cinco milhões de quilômetros quadrados, cerca de metade da área terrestre do país.

O Conselho de Estado, ou gabinete chinês, promoveu ativamente um sistema de modificação meteorológica operado em grande escala e de maneira coordenada e regular, assinalou o relatório.

Ao mesmo tempo, o país criou um sistema de satélites geossíncronos e heliossíncronos para monitorar o tempo. Um total de sete satélites meteorológicos está em órbita, dos quais cinco operam normalmente.

No entanto, os atuais sistemas meteorológicos não atendem às demandas de prevenção e alívio de desastres, especialmente nas áreas rurais e de base, acrescentou o relatório.

Devido à enorme área terrestre e ao complexo ambiente climático e geológico, a China sofre com desastres meteorológicos, como a seca. Além disso, a mudança climática global levou a mais climas extremos e desastres naturais.

O relatório pediu aos departamentos relacionados para aumentar a precisão da previsão do tempo, e melhorar a organização administrativa no que diz respeito à intervenção artificial do tempo e prevenção de desastres.

O relatório sugeriu que a legislação sobre a prevenção de desastres meteorológicos seja iniciada o mais breve possível a fim de servir melhor a sociedade.

Fonte: Rádio Internacional da China