Alunos deixam reitoria da Unicamp após decisão sobre desocupação

Estudantes que ocupavam a reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde o dia 3 de outubro deixaram o prédio nesta segunda-feira (21). Segundo a assessoria da instituição, por volta das 13h45 uma vistoria era feita no local, coordenada por representantes da universidade e membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Após decidir pelo fim da ocupação na quarta-feira passada, os estudantes se comprometeram a limpar o prédio, retirar as pichações e organizar os móveis que haviam sido empilhados. O DCE também se comprometer de arcar com os gastos para repor vidraças quebradas e outros danos.

A decisão de deixar o local aconteceu depois de a universidade acatar a principal demanda dos manifestantes, impedindo que a Polícia Militar faça o patrulhamento do campus. No entanto, os alunos ainda cobram a não criminalização com punições severas aos jovens que invadiram a reitoria e os organizadores da festa onde ocorreu a morte do estudante Denis Casagrande, 21 anos.

No próximo dia 21 completa-se um mês que o estudante de automação foi espancado e morreu esfaqueado durante uma festa organizada por alunos dentro do campus. Após o crime, a Unicamp teria dito que chamaria a Policia Militar para um plano de segurança, o que foi o estopim para o protesto de ocupação da reitoria pelos estudantes.

Fonte: Portal Terra