Chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado é exonerado

O comando de uma das mais importantes unidades da Polícia Civil do DF mudou de mãos. O diretor-geral da corporação, Jorge Xavier, exonerou o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), Henry Peres.

O cargo será ocupado pelo também delegado Fábio Santos de Souza, que estava à frente da Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos, pasta ligada ao Ministério da Justiça. A troca será oficializada hoje, no Diário Oficial do DF.

Henry será plantonista da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). A substituição no comando da Deco surpreendeu muita gente da corporação. Segundo Jorge Xavier, a escolha de Fábio Santos se justificou pelo fato de o delegado ter experiência em formular estratégias para fazer a segurança de eventos de grande porte.

“Não existiu pressão alguma. A questão é que, com a aproximação da Copa do Mundo, temos de preparar a Deco para lidar com possíveis organizações criminosas ou movimentos sociais violentos que tenham como alvo os jogos, e o Fábio tem esse perfil”, explicou Xavier, ressaltando que Henry “cumpriu bem o papel” enquanto esteve à frente da Deco.

Xavier garantiu a permanência do delegado adjunto da Deco, Fernando Cocito, mas, nos bastidores. Henry passou um ano e meio na unidade de combate ao crime organizado e conduziu investigações que resultaram na prisão de autoridades da cidade.