Chico Lopes condena discriminação do ensino profissionalizante
No seminário nacional realizado esta semana na Câmara dos Deputados para discutir a reformulação do ensino médio, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) condenou a discriminação da sociedade em relação ao ensino profissionalizante.
Publicado 17/10/2013 13:56
Chico Lopes disse que o seminário nacional sobre o tema, promovido pela Comissão Especial que analisa a reformulação do ensino médio, contribuirá para a real integração do ensino técnico com o ensino médio. “É preciso trazer a classe média para o ensino profissionalizante, oferecido pelo governo federal pelo Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Não podemos continuar aceitando que o profissionalizante seja para pobre e o ensino médio para preparar as elites para a universidade”, ressaltou.
Ele destacou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), instituído pelo Ministério da Educação, popularizou “um pouco” o acesso à universidade, permitindo às camadas menos favorecidas socialmente o ingresso na universidade.
O seminário nacional deu prosseguimento aos debates com especialistas e autoridades, realizados desde maio de 2012. Nesse período, foram promovidos seminários regionais e audiências públicas, na Câmara e nos estados. Os subsídios coletados serão utilizados numa proposta legislativa para a reforma dos currículos e do próprio modelo do ensino médio.
O seminário, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara, e aberto pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante, na terça-feira (15), discutiu durante toda esta quarta-feira (16) os seguintes temas: currículo e diretrizes curriculares; integração do ensino médio com educação profissional; formação de professores e gestores; condições de oferta do ensino médio e infraestrutura; e instrumentos de avaliação utilizados pelo MEC.
Da Redação em Brasília
Com informações do PCdoB na Câmara