Assis Melo debate terceirização com Sandro Mabel na TV Câmara
O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) participou na manhã desta quarta-feira (16) da gravação do Programa Brasil em Debate, produzido pela TV Câmara, para debater a questão da terceirização. O debate contou ainda com a participação do autor do perojeto, o empresário e deputado Sandro Mabel (PMDB-GO).
Publicado 16/10/2013 15:51
Assis Melo, que é presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e integra a executiva da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) rebateu Mabel, que se apresentou como defensor dos trabalhadores.
Assis afirmou que “o projeto tem o objetivo de trazer para debaixo das árvores, e longe da proteção da Justiça do Trabalho, todos os trabalhadores brasileiros”, respondendo a Mabel que havia dito que “enquanto aqueles que têm vínculo trabalhista comem em restaurantes das empresas, os terceirizados comem de marmita embaixo de uma arvore qualquer”.
O deputado comunista disse que o projeto de Mabel flexibiliza as relações contratuais e torna os trabalhadores reféns de empresários desonestos que visam o lucro excessivo em detrimento de conquistas históricas de proteção ao trabalhador.
A afirmação do deputado gaúcho e líder sindical desestabilizou o parlamentar autor do projeto da terceirização, pois ele passou a interromper de forma destemperada a participação do deputado do PCdoB no programa e atacando as organizações dos trabalhadores, seus sindicatos e as centrais sindicais.
Mabel disse que o projeto apresentado vinha para “proteger” os cerca de 15 milhões de trabalhadores, que hoje atuam na condição de terceirizados. Segundo ele, “os trabalhadores terceirizados são discriminados no ambiente de trabalho, pois enquanto aqueles que têm vínculo trabalhista comem em restaurantes das empresas, os terceirizados comem de marmita embaixo de uma arvore qualquer”.
O debate ainda não tem data definida para inserção na grade da programação, mas deve ir ao ar na próxima semana.
Serviço:
O programa Brasil em Debate, apresentado pelo jornalista Tarcísio Holanda, vai ao ar de segunda à sexta, às 22h30, com reprises: segunda à sexta, às 3h, às 7h e às 20h30min. Segunda, às 12h; terça, às 11h30min; sexta, às 12h; sábado, às 15h30min; domingo, às 8h30min e às 12h30min e pode ser acessado pela internet no endereço www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/programa/9-BRASIL-EM-DEBATE.html.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo