Câmara lança Frente Parlamentar pela Reforma Política
A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou na noite desta segunda-feira a Frente Parlamentar pela Reforma Política. Um painel sobre o tema foi realizado no Plenário Ana Terra, na presença de representantes dos legislativos estadual e federal, OAB, UNE, UEE Livre, UBES, CONAM, UNEGRO, CONAM, UBM, Força Sindical e CTB, além de vereadores e vereadoras.
Publicado 15/10/2013 12:06 | Editado 04/03/2020 17:09
A abertura oficial foi efetuada pelo vereador Thiago Duarte (PDT), presidente da Casa. Ele saudou a iniciativa e a unidade de ação entre o parlamento municipal e as entidades, lideradas pela OAB.
Presidente da Frente Parlamentar na Câmara Municipal, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) iniciou sua participação no painel lendo uma carta recebida do deputado federal Henrique Fontana (PT), que integrou o grupo da reforma política na Câmara dos Deputados. Na mensagem, ele também saudou a iniciativa da Casa.
Jussara destacou o significado, nesta etapa da nação brasileira, de centrar no fortalecimento da democracia. “Chegamos a um consenso nacional que o atual modelo político está viciado, superado pelas novas ferramentas e exigências de cidadania. Superado pela consciência do povo brasileiro que percebe os limites da política institucional”, afirmou.
A vereadora ressaltou a importância da unidade entre o parlamento e a sociedade organizada por meio de suas entidades de representação nacional para a garantia de uma reforma política, que se constitui na base das demais reformas estruturais para fazer avançar as mudanças no Brasil.
Critica ao financiamento privado
Como coordenador da Frente Gaúcha pela Reforma Política, o presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci, manifestou seu apoio à Frente Parlamentar bem como a importância de ações conjuntas, salientando a necessidade de se rever o atual modelo que custeia a corrida eleitoral. “O primeiro pilar é que o financiamento seja democrático e se possa chegar, no mínimo, a um financiamento de pessoas físicas, com teto determinado”, falou ele, que ainda frisou o significado do fortalecimento dos partidos políticos.
Encerrando o painel, o vereador João Derly (PCdoB) fez coro ao discurso contra o financiamento privado, explicando, com dados de 2002 a 2010, que “os gastos declarados cresceram exponencialmente, passando da casa dos R$ 800 milhões para os R$ 4 bilhões”. Concluindo, o vereador afirmou: “O financiamento da forma que está diminui a representatividade. O parlamento brasileiro não representa a sociedade real”.
Deputados prestigiam Frente Parlamentar
O deputado federal Assis Melo e o deputado estadual Raul Carrion, ambos do PCdoB gaúcho, também estiveram no lançamento da Frente Parlamentar da Câmara. Eles colocaram seus mandatos à disposição para fazer avançar as articulações políticas amplas, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, por uma reforma política que contemple os anseios dos brasileiros e dos gaúchos, manifestados nas ruas e que fortaleçam os partidos comprometidos com a democracia.
Ouvidos os membros das entidades representativas presentes no plenário, a vereadora Jussara Cony efetuou a sistematização das propostas que serão referendadas pelas entidades que compõem a Frente Gaúcha e pelos vereadores integrantes da frente Parlamentar.
Foram eleitas, como presidente da Frente a vereadora Jussara Cony, que terá a vereadora Any Ortiz (PPS) como vice-presidente e a vereadora Séfora Mota (PRB) como relatora.
Fonte: Assessoria de Imprensa