Norte baiano é beneficiado com sistema de abastecimento de água
Depois de cinco anos de luta, a população do Norte da Bahia comemora o início das obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município de Campo Alegre de Lourdes. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada no sábado (12/10), na cidade baiana, pelo governador Jaques Wagner e o presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) também participou do ato.
Publicado 14/10/2013 18:34 | Editado 04/03/2020 16:16
A adutora de Campo Alegre vai beneficiar milhares de pessoas que sofriam com a falta de água. O projeto é uma vitória do povo do sertão, que teve como interlocutores o deputado Daniel e o ex-prefeito da cidade, Alessandro Dias.
Desde 2008, o Daniel exercia um papel preponderante nesta luta, quando buscou viabilizar recursos através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em seguida, defendeu a aprovação de recursos via emenda de Bancada.
A obra atenderá 71 localidades nos municípios de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede municipal deste último. O projeto, que vai captar água do Rio São Francisco, consiste na construção de 219 km de adutora, cinco reservatórios e 3.854 ligações domiciliares.
A Codevasf é responsável pelo projeto, que custará R$ 80 milhões, verba proveniente do governo federal, através do PAC II. A empresa baiana MRM foi a vencedora da licitação e terá 18 meses para concluir a obra.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Daniel Almeida