Danone subornou médicos na China

Treze médicos no Município de Tianjin, norte da China, foram punidos por receberem subornos de um produtor de leite em pó, a multinacional francesa da leticínios Danone, segundo anunciou nesta segunda-feira (14) o governo local.

A Televisão Central da China reportou em setembro que a empresa francesa Danone, cuja marca de fórmula infantil é Dumex, forneceu propinas a médicos no Hospital Central de Saúde Materna de Tianjin, para alimentarem os recém-nascidos com seus produtos de fórmula infantil, pois os bebês poderão desenvolver gosto pelos produtos.

O Departamento de Saúde de Tianjin, junto ao governo local e a polícia, comprometeu-se a investigar o escândalo depois de sua descoberta.

Segundo os resultados da investigação publicados pelo governo local, 116 pessoas de 85 hospitais e organizações médicas receberam subornos comerciais da Danone e apresentaram e recomendaram o leite em pó da marca Dumex, além de fornecerem amostras grátis aos pais em palestras para pais de recém-nascidos.

Treze médicos com violações severas receberam punições incluindo cancelamento de licença médica e redução de salário. Seis autoridades de departamentos de saúde de níveis municipal e distrital receberam sanções administrativas de advertência ou registro de demérito.

Todos os subornos aceitos pelas 116 pessoas foram coletados, segundo o comunicado do governo.

Em 17 de setembro, depois que o escândalo foi revelado por reportagens, a Comissão Nacional da Saúde de do Planejamento Familiar pediu que hospitais obedeçam rigorosamente a lei sobre substitutos do leite materno.

Fonte: Rádio Internacional da China