PCdoB paraibano abre a XV Conferência Estadual
Teve início na manhã deste sábado, 12 de outubro de 2013, no auditório Margarida Maria Alves, da FETAG, a XV Conferência Estadual, que encerra a fase local do 13º Congresso do PCdoB.
Publicado 12/10/2013 23:23 | Editado 04/03/2020 16:53

Em seguida o representante do Comitê Central, camarada Olival Freire que expõe de forma clara o conteúdo das teses, concluindo pela necessidade de evitar o retorno das forças de direita. Iniciados os debates 28 camaradas se pronunciaram sobre o conteúdo das teses numa demonstração uma grande unidade de pensamento. Findo o debate, os delegados aprovam por unanimidade uma Resolução Política, fixando as tarefas partidárias para o momento.
O primeiro dia da Conferência termina com os delegados debatendo o Balanço da Direção Estadual. Veja a seguir a resolução aprovada:
XV CONFERÊNCIA ESTADUAL DA PARAÍBA
Resolução Política
2. O desenvolvimento do ciclo político iniciado com a eleição de Lula em 2002, mostra-se no essencial positivo, o que indica para as forças populares, democráticas e progressistas o objetivo de lutar pela reeleição da Presidenta Dilma Rousseff. As conquistas alcançadas nos últimos 10 anos de governos democráticos (Lula e Dilma) trouxeram melhorias reais de qualidade de vida para os trabalhadores e a população mais pobre e elevaram o Brasil à condição, inédita em sua história, de se relacionar soberanamente na cena internacional. Garantir a continuidade com aprofundamento das mudanças que o Brasil precisa e o povo reclama, é tarefa fundamental de todas as forças comprometidas com o desenvolvimento brasileiro. Cabe a nós comunistas multiplicarmos e concentrarmos nossas inteligências e energias para a vitória desta grande batalha política. Não permitir que a direita neoliberal se reinstale no poder nacional é condição essencial para o futuro de nosso país.
3. Componente indispensável para o sucesso desta empreitada é o impulso da luta popular por mais mudanças e mais conquistas. A mobilização dos trabalhadores, da juventude, mulheres pode acelerar as reformas democráticas e é garantia de persistência no rumo das transformações sociais. Os comunistas estarão em seus postos ao lado do povo, fortalecendo suas entidades representativas e movimentos independentes para impulsionar a luta e fazer recuar a direita neoliberal, construindo o caminho para a superação da atual ordem injusta que refreia o potencial transformador por igualdade e justiça social.
4. Estamos cientes de que a existência de um Partido Comunista forte, influente, respeitado, é condição indispensável para o fortalecimento da luta pelas mudanças com mais soberania, democracia e valorização do trabalho. O crescimento do PCdoB na luta institucional, assim como nas lutas sociais é, pois, tarefa inadiável. Por isto, é nossa meta nacional, além de reeleger Dilma, ampliar significativamente nossas bancadas de deputados estaduais, federais e no senado, além de eleger um governador de Estado.
5. O PCdoB da Paraíba, nesta Conferência, posiciona-se para cumprir seu papel, buscando a acumulação de forças através de maior protagonismo político. Apresenta um Projeto Eleitoral que vem sendo construindo por muitas mãos em todo o estado e que tem por objetivo eleger deputados estaduais e um deputado federal . Para tanto constrói sua chapa própria para a Assembleia Legislativa. Para o êxito deste plano é tarefa da mais alta prioridade o engajamento de todos os membros do Partido. Do mais novo filiado ao mais alto dirigente, de Cabedelo a Cajazeiras, dos vereadore(a)s e vice-prefeito(a)s, dos gestores; dos homens, das mulheres, dos jovens e de todos que escolheram esta gloriosa legenda partidária para ajudar na construção deste pais que queremos, o melhor para seus filhos e filhas.
6. Em nosso estado vislumbra-se a divisão das forças da base do governo Dilma, com mais de uma candidatura a governador, o que coloca um problema a mais para nós comunistas, que temos como definição apoiar com todas as forças o projeto nacional encabeçado pela Presidenta e derrotar a direita neoliberal: buscar a recomposição do campo da base do Governo Dilma e reaglutinar as legendas deste campo. Deverá, para tanto, dialogar com todas as forças políticas e sociais que compõem a base do Governo Dilma.
Neste cenário o PCdoB da Paraíba deverá definir sua posição sem meios termos. Levará em conta três parâmetros que deverão ser observados de forma articulada, como um conjunto, conforme a nossa experiência política. Deverá realizar aliança, de caráter programático, com aquela candidatura majoritária de nosso campo:
– que garanta plenamente a campanha da Presidenta Dilma, oferecendo ao Partido reais condições para o seu desenvolvimento como uma campanha de massas;
– Que estabeleça as necessárias condições objetivas para que o Partido possa sair vitorioso nas eleições para Deputado Estadual e Deputado Federal;
– Apresente o melhor programa de governo que fortaleça o projeto nacional e aponte para o desenvolvimento da Paraíba.
7. Uma pré-condição para sairmos vitoriosos em 2014, será nossa capacidade de construir chapa própria estadual ampla, forte e competitiva e apresentar candidatura(s) a federal em coligação, com condições políticas, estruturais e de alianças capazes de realmente entrar na disputa vitoriosamente.
Camaradas,
8. É hora de alargar nossas alianças, resguardadas nossas características. É hora de ousar lutar, ousar crescer, ousar vencer. Em torno deste projeto – ousado, mas ao mesmo tempo realista – a Direção Estadual e todos os quadros dirigentes e lideranças do Partido devem construir uma sólida unidade partidária, conquistar o coletivo partidário e as massas do nosso povo, condição fundamental para nossas vitórias, hoje, amanhã e sempre.
João Pessoa, 13 de outubro de 2013
A Conferência Estadual do PCdoB – PB