Prisões de embriagados no volante aumentam 264%
Estudo da Secretaria de Estado de Segurança Pública aponta que, de janeiro a agosto de 2013, 1.365 condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool, chegando a um aumento de 264%, em relação às 375 autuações realizadas no mesmo período do ano passado.
Publicado 09/10/2013 09:35 | Editado 04/03/2020 16:38
"Com as operações feitas pelo Departamento de Trânsito (Detran), as mortes nas vias do DFcaíram de 277 nos primeiros oito meses do ano de 2012, para 244 nesse ano", explicou o coordenador de Trânsito da Área Metropolitana do Detran, Luiz Souto.
De acordo com Souto, o enrijecimento da Lei Seca N?12760/2012, que permitiu punir os condutores embriagados que se recusavam a soprar o bafômetro, é um grande aliado. A alteração permite que os fiscalizadores atestem sinais de embriaguez do motorista como alteração da psicomotricidade.
As Regiões Administrativas com o maior número de autuações são Ceilândia com 19,6% (267 casos), Brasília com 9,6% (131 casos) e Planaltina com 8,4%(114 casos).
Souto explica que nesse ano foi intensificada a fiscalização em todas as 31 Regiões Administrativas do DF, ocorrem operações toda semana. “Por meio de georreferenciamento é possível mapear os locais com maior número de acidentes fatais”, comenta.
As principais operações são Último Gole, Ressaca e Fúnil, esta última é realizada com o apoio das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e do Ministério da Justiça.
Dentre os fatores que proporcionaram melhor fiscalização estão: nomeação de 214 novos agentes de trânsito, em junho, e a aquisição de quatro guinchos e um caminhão munk. Operam, hoje, no Detran sete guinchos e um novo equipamento está em processo de licitação.
Além disso, em janeiro de 2013 foram entregues 50 novas viaturas. No mês de março, o GDF autorizou a realização de cerca de 16 mil horas extras pelo Detran para fortalecer a fiscalização principalmente durante grandes eventos. Soma-se aos fatores de sucesso, a utilização dos talonários eletrônicos com os quais é possível verificar a situação do condutor, do veículo e da documentação.
Polícia Militar
O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Policia Militar do DF (BPTRAN) as alterações da Lei Seca também foram as principais responsáveis pelo aumento de cerca de 200% na punição de condutores sob efeito de álcool este ano. A corporação também investiu na intensificação das Operações Álcool Zero. Somente em 2012, o 3?BPTRAN recebeu 24 motocicletas, e outras 600 para operações de rotina e especiais foram distribuídas para toda corporação.
Houve concurso para mil vagas em 2009 e está em andamento outro certame para nomeação de outros 3,1 mil policiais a serem distribuídos para atuar em toda PMDF.as quadras de Samambaia Norte.