Na Bahia, PCdoB reafirma parceria com outras forças políticas
O PCdoB quer avançar ainda mais no projeto político na Bahia e participar da construção da chapa do governo em 2014. Com esse viés, o deputado federal e presidente do PCdoB-BA, Daniel Almeida, declarou o apoio do partido ao governador Jaques Wagner, quando usou as palavras “conte conosco”, referindo-se às próximas eleições. Além disso, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que o partido vai lutar pela quarta vitória do povo brasileiro, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
Publicado 05/10/2013 19:23 | Editado 04/03/2020 16:16
As declarações aconteceram durante o ato político da Conferência Estadual do PCdoB-BA, na tarde deste sábado (05), no Fiesta Convention Center, em Salvador. Na ocasião, o governador Jaques Wagner declarou apoio pessoal e de governo para que o objetivo do PCdoB de eleger três deputados federais e ampliar a bancada estadual seja alcançado.
As falas mostram que existe uma intenção em dar prosseguimento ao projeto político que vem sendo desenvolvido no Brasil e na Bahia, no sentido de fazer avançar as políticas sociais e de desenvolvimento no país, sempre buscando melhores condições de vida para a população.
Para Daniel Almeida, a presença de Wagner nos fóruns deliberativos do PCdoB, há mais de 10 anos, demonstra que a parceria com o PT vai continuar. “Vamos caminhar juntos até outubro para dizer que o Brasil não vai dar um passo para trás. Esse projeto político vai permanecer.”
Fazendo um breve histórico da parceria entre PCdoB e PT, que se iniciou em 1989, Renato Rabelo lembrou que as vitórias conquistadas desde a época do governo Lula são extremamente importantes. “Nosso camarada João Amazonas insistia que a esquerda sozinha não ganha eleições. Nós ainda não temos maioria de esquerda no Congresso. Por isso, é necessário realizar alianças mais amplas.”
No entanto, ele frisou que o PCdoB tem seu lado, rumo e campo definidos. “Em 2014, nosso partido tem o projeto de aumentar o número de senadores, deputados federais e eleger nosso primeiro governador. Aqui na Bahia, vamos eleger três deputados federais. Com ousadia, podemos ir mais longe. Podemos ter candidatura na chapa majoritária, pois temos grandes quadros”.
Wagner relembrou o começo da sua militância política, que foi no PCdoB. “Participar dos eventos do PCdoB é sempre motivo de alegria e recordação. Migrei para o PT, mas as parcerias continuaram com o compartilhamento de ideais e ideias. Junto com o PCdoB, estamos construindo uma Bahia melhor do que a que existia em 2007. Muitas conquistas foram graças a essa parceria.”
Em apoio à realização do evento, estiveram presentes ainda o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jonas Paulo, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o dirigente do PSB, Rodrigo Ita. A Conferência do PCdoB-BA acontece até o domingo (06/10), quando serão eleitos os delegados para o 13º Congresso Nacional e a nova direção do Comitê Estadual.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro