Comandante dos bombeiros passa cargo e fala em ética
Exoneração de ex-comandante foi anunciada seis dias depois da divulgação que Gilberto nomeou o próprio irmão para o cargo de chefe de gabinete da corporação.
Publicado 04/10/2013 09:09 | Editado 04/03/2020 16:38
Após a exoneração do coronel Gilberto Lopes da Silva, que estava à frente do Corpo de Bombeiros do DF, o coronel Júlio César dos Santos foi anunciado como novo comandante na quinta-feira, 3. Gilberto também ficou em evidência após familiares e outros bombeiros terem viajado com tudo pago para a Europa e Estados Unidos para participar de um curso de aperfeiçoamento.
"Estou passando o comando de maneira íntegra, ética e honesta. Tenho certeza que nossa corporação está em boas mãos", destacou Silva. Ele foi o único a discursar na cerimônia de troca de comando, na presença do governador Agnelo Queiroz.
Com quase 30 anos de Corpo de Bombeiros, o novo comandante-geral chega ao cargo máximo da corporação após passar pelos postos de subcomandante, auditor e controlador. O antigo coronel conduzia a corporação desde janeiro de 2012.
Brasiliense, 49 anos, e pai de duas filhas, coronel Santos é mergulhador, perito de incêndio, além de ter experiência em administração pública e gestão de grandes eventos, como o curso de Sistema de Comando de Incidente realizado pela Guarda-Costeira Americana.
Entre 2012 e 2013, quase 1,3 mil novos militares foram contratados e os investimentos em equipamentos para a corporação nos últimos três anos somam mais de R$ 50 milhões.