Publicado 02/10/2013 09:56 | Editado 04/03/2020 17:07
A presidenta Dilma Rousseff desembarca hoje (2) no Estado para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e quatro mil certificados para alunos que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
DivulgaçãoCampus de Canguaretama ocupa área de 105 mil metros quadradosCampus de Canguaretama ocupa área de 105 mil metros quadrados
Novas unidades vão abrir 3.600 vagas
A previsão é de que Dilma Rousseff embarque em Brasília por volta das 8h e chegue na Base Aérea de Parnamirim por volta de 10h30 da manhã, de onde seguirá para a cidade de Ceará-Mirim chegando por volta das 11h da manhã no campus do IFRN, que será inaugurado.
Chegando na cidade a presidenta assinará o protocolo de inauguração dos IFRNs das cidades de Canguaretama (distante 65 km de Natal), Ceará-Mirim (distante cerca de 29 km) e São Paulo do Potengi (distante cerca de 75 km da capital). Com a inauguração dos três campus, o RN passará a ter 19 unidades em todo o Estado.
Na ocasião, estarão presentes o ministro da Educação Aloizio Mercadante, autoridades e políticos dos Estado. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, diz se sentir “honrado com a posição de destaque que o senac se encontra no senário local e nacional com a formação de cerca de 20.000 profissionais através do Pronatec – com uma educação técnica de qualidade e totalmente gratuita”, disse Marcelo Fernandes. Dos quatro mil alunos do Pronatec, quase mil fizeram a formação profissional nas unidades do SENAI-RN.
Os alunos formados pelo Senai que receberão os certificados do Pronatec da presidenta, fizeram cursos nas áreas de confecções, eletricidade, refrigeração, mecânica, construção civil, informática e alimentos. Este alunos estudaram e foram treinados nas unidades de Natal, Parnamirim e Santa Cruz. Também foram beneficiados estudantes dos municípios de Serrinha, Lagoa Nova, Canguaretama, Monte Alegre, São Bento, Lajes Pintadas e Sítio Novo.
O reitor em exercício do IFRN, Ribamar de Oliveira disse que “a inauguração dos três novos campi atenderá a uma anseio da população que observou, nestes últimos anos, o processo de construção da infraestrutura. Além do mais, a liberação dos professores por parte do MEC gera a necessidade de oferta de cursos planejados para a região”.
“Acreditamos que as comunidades dos municípios de São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará Mirim estão ansiosos que as portas do IFRN se abram para recebê-los, considerando, inclusive, algumas ações que já estão acontecendo” disse o reitor em exercício .
Ele se refere a ações do Pronatec, cursos subsequentes e de Formação Inicial e Continuada (FIC), em processo de aprovação junto aos nossos Conselhos, culminando com a oferta dos Cursos Técnicos Integrados em 2015.
Fonte: Tribuna do Norte