Legisladores colombianos devem participar de diálogos com as Farc
O presidente do Senado colombiano, Juan Fernando Cristo, declarou nesta segunda-feira (30) que na próxima semana os representantes dos partidos políticos devem viajar a Cuba para uma reunião com o governo e com representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).
Publicado 30/09/2013 15:35
“Nos primeiros dias do próximo ciclo de conversações, que começa na quinta-feira (3/10), as partes irão acordar quando é conveniente que nos encontremos para discutir a participação política”, disse Cristo em transmissão na emissora Caracol Rádio.
Leia também:
No marco dos diálogos de paz, Colômbia discute drogas ilícitas
Santos e Mujica se reúnem para falar sobre processos de paz
Às vésperas, o presidente do Congresso confirmou a reunião que conta com o aval do presidente colombiano Juan Manuel Santos. O mandatário afirmou no dia 4 de setembro que não via nenhum inconveniente na viagem da comissão parlamentária a Havana, sede permanente dos diálogos de paz, para esclarecer assuntos como a proposta de um estatuto.
“Tudo que contribua para esclarecer e ajudar na tomada de decisões importantes será bem-vindo para que o processo possa seguir avançando na direção correta”, disse Santos na ocasião.
A delegação das Farc-EP pediu que representantes do Congresso participassem da mesa de negociações de modo a contribuir para a resolução das contradições e impassem gerados pelo governo ao apresentar iniciativas unilaterais, como o projeto de estatuto e o marco jurídico pela paz.
Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina