Irã: Próxima reunião definirá diálogo sobre programa nuclear

A República Islâmica do Irã e o Grupo 5+1 (membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha) realizarão um encontro em outubro, em Genebra, na Suíça, para dar continuidade nas conversações sobre o programa nuclear iraniano, o que dará início a uma avaliação das rodadas de diálogo, de acordo com declarações do vice-ministro persa de Relações Exteriores, Sayed Abbas Araqchi, nesta segunda-feira (30).

Porta-voz da chancelaria iraniana - HispanTV

O vice-chanceler informou que a avaliação tem como objetivo a definição do processo a seguir nas negociações entre o seu país e os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Rússia e a China, além da Alemanha, sobre o programa nuclear persa.

Araqchi, que é responsável pelos Assuntos Jurídicos e Internacionais na chancelaria do Irã, falou também sobre a atribuição de assentos ao ministro de Relações Exteriores do Irã e aos países do G5+1 em Nova York (sede da Organização das Nações Unidas), que colocou o chanceler persa Mohamad Javad Zarif e o secretário de Estado norte-americano John Kerry lado a lado.

Segundo Araqchi, a escolha foi da chefa da diplomacia europeia, Catherine Ashton, já que não importava à chancelaria persa, pois o importante era o resultado da reunião, e não a disposição dos assentos.

Vários meios estrangeiros de comunicação anunciaram que as conversações em Genebra se realizarão entre Zarif e Ashton, e que os vice-chanceleres do G5+1 também assistirão ao evento. Araqchi explica que ainda se estuda a reunião, mas que a presença de Ashton e Zarif está assegurada.

A reunião do Irã com o grupo, com a presença do ministro de Relações Exteriores iraniano, produz-se ao mesmo nível das ocasiões anteriores, segundo algumas fontes, mas a realidade o encontro em Nova York foi o primeiro entre o Irã e o G5+1 na nova rodada de conversações, realizado a nível ministerial.

O encontro mencionado será o primeiro em que participarão os chanceleres do Irã e dos países do grupo, e ambas as partes concordaram em reativar a próxima rodada de negociações nos dias 15 e 16 de outubro, na Suíça.

A discussão sobre o programa nuclear do Irã vem sendo realizada há alguns anos, com a reiterada afirmação persa de almejar o desenvolvimento de capacidades civis, para fins medicinais e energéticos, e não bélicos, como acusam países ocidentais e regionais, como Israel.

A mudança de governo no Irã, com a eleição do presidente Hassan Rohani, foi percebida positivamente pelos líderes e pela mídia ocidental, que caracterizam Rohani por uma “moderação” que pode ser positiva para a aproximação diplomática, embora o país persa seja alvo de sanções graves, derivadas de acusações infundadas sobre o desenvolvimento de armas nucleares.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho