Contagem realiza a maior conferência do PCdoB em Minas Gerais

O PCdoB-Contagem realizou neste domingo (29) a maior Conferência Municipal de Minas Gerais. Cerca de 600 delegados, de diversas regiões da segunda maior cidade do estado, elegeram a nova direção municipal do Partido e debateram as teses do 13º Congresso do PCdoB. O processo de conferência reuniu nos últimos dois meses mais de dois mil filiados. O ex-secretário de Organização, Pedro Amaral, foi eleito o novo presidente municipal do Partido na cidade.

De Contagem, Mariana Viel para o Vermelho

Conferência Contagem 1 - Fredericus Augustus

Prestigiada por lideranças de diversos partidos da cidade, como o presidente da Câmara, Gil Antônio de Diniz, o Peteco, (PMDB) e o líder do governo no Parlamento municipal, Arnaldo de Oliveira (PTB). A plenária também contou com a participação da deputada federal e presidenta estadual do Partido em Minas, Jô Moraes, do vice-presidente estadual, Wadson Ribeiro, do secretário de Relações Internacionais e representante do Comitê Central, Ricardo Alemão Abreu, e do deputado estadual Mario Henrique Caixa. 

Em entrevista ao Vermelho, o prefeito Carlin Moura disse que o resultado ‘positivo e vitorioso’ da conferência é fruto do acerto das orientações nacionais do Partido nos últimos anos. “O PCdoB nos orientou a construir um partido unitário, aguerrido, enraizado nas bases e, acima de tudo, aberto à nossa população”.

PCdoB nas lutas de Contagem

Com uma história centrada na atuação no movimento estudantil, sindical e comunitário, a trajetória do PCdoB no cenário político da cidade é marcada pela eleição de Carlin, em 2004, para o Parlamento. Em menos de uma década, o trabalho da direção municipal consolidou a presença dos comunistas nos espaços de poder da cidade. No ano passado, o PCdoB elegeu Carlin Moura para a Prefeitura. O Partido também conquistou três cadeiras na Câmara Municipal — assegurando a segunda maior bancada da cidade.

O ex-presidente municipal, Rodrigo Cupim, explica que o principal fator de crescimento do Partido é a unidade. “Nosso grande desafio foi manter a unidade, a certeza no rumo e contribuir com essa nova experiência de administrar a segunda maior cidade de Minas. Esse é o grande legado que essa direção cessante passará para a nova direção”.

Eleito pela nova direção municipal para o cargo de presidente do PCdoB-Contagem Pedro Amaral afirma que a conferência deixa o desafio da manutenção da unidade do Partido e sua atuação nas lutas da população. “Nosso maior desafio agora é construir um Partido que atenda a esses novos filiados e que consiga se colocar à altura do tamanho que estamos nos propondo. Devemos continuar o trabalho de construção diária do Partido, com a presença na vida das pessoas”.

O projeto eleitoral de 2014 foi elencado como a principal tarefa da nova direção e de todo o conjunto partidário. “Vamos propor um processo de conferência com toda a cidade para debater os dez anos dos governos Lula e Dilma. O PCdoB de Contagem se propõe discutir com a cidade incansavelmente os avanços do Brasil na última década para não corrermos o risco de qualquer retrocesso nas eleições do ano que vem”, enfatizou o dirigente municipal.

Novas filiações

Nos últimos meses, o PCdoB consolidou-se como o partido que mais cresceu em Contagem, alcançando cerca de mil novas filiações. A Conferência deste domingo (29) oficializou também a filiação de importantes lideranças constituídas do campo político do município como Ricardo Faria — secretário de Saúde e vereador mais votado da cidade nas eleições de 2012. Ricardo deixou o PV, ampliando assim a bancada comunista na Câmara municipal de três para quatro vereadores. “A história política brasileira se confunde com a história do PCdoB, que vem nos ensinando a pensar de forma diferente a política do país e a construir um mundo mais justo”. Além da experiência na militância na área da saúde de Contagem, Ricardo irá integrar o projeto eleitoral do Partido para a Assembleia Legislativa no próximo ano.

Também passaram a integrar as bases do Partido na cidade o procurador geral de Contagem, Amarildo de Oliveira e a ex-vereadora por seis mandatos e ex-candidata à Prefeitura da cidade, Maria José Chioddi. As novas filiações interferem diretamente no quadro político da cidade.

Em sua intervenção, Carlin lembrou que ‘um partido vivo é um partido que cresce’. “Não queremos mais ter somente uma mulher na Câmara Federal, queremos eleger uma bancada de pelo menos dois ou três deputados. Também não queremos apenas dois deputados estaduais queremos mais dois ou três deputados. Contagem está convocada para entrar na disputa eleitoral e colocar Minas e o Brasil no rumo da qualidade de vida do povo. Quanto mais crescemos mais temos a necessidade de crescer”.

Em referência às novas filiações ao PCdoB-Contagem, Carlin defendeu a construção de um partido plural, mas unitário na ação. “Esse partido que nos últimos anos se abriu e não tem medo da amplitude. Aqui cabe todo mundo, os bom de luta e os bons de votos. Um partido não pode ter medo do crescimento”.

Ato político

A deputada federal Jô Moraes ressaltou que a conferência de Contagem foi a maior realizada no estado de Minas Gerais. E exaltou a presença de militantes operários, juvenis, mulheres, e representantes do movimento comunitário. “Vivemos uma crise política e hoje vemos aqui a expressão de pessoas que sabem que é na política que se conquista direitos e que se transformam realidades”.

Segundo ela, o processo de conferência do Partido não deve se limitar apenas a realizar mudanças nas direções, mas precisa ter como foco a análise do Brasil, debatendo as políticas públicas do governo federal para que as sugestões sejam levadas ao Congresso Nacional. “Temos aqui hoje homens e mulheres que têm convicção de que são importantes para as mudanças. O nosso Partido precisa das contribuições de vocês para que Contagem seja o maior polo das transformações em Minas”.

A dirigente nacional lembrou ainda que Contagem tem um significado especial para todo o estado “por ser um Parque Industrial histórico, por ter uma população de dimensões muito importantes – quase 600 mil habitantes – e por ser uma cidade progressista, que sempre apoiou todas as propostas de transformação e de mudança”. Ela reafirmou o peso da cidade na disputa eleitoral do próximo ano. “Quem tiver o apoio de Contagem, terá uma grande chance de sair vitorioso da disputa do próximo ano no estado de Minas”.

Mandato popular

A principal marca dos primeiros 10 meses da administração comunista à frente da Prefeitura de Contagem é a construção de um mandato popular. O vice-presidente do PCdoB em Minas, Wadson Ribeiro, enfatizou o desafio do Partido de realizar “uma excelente gestão política à frente da Prefeitura e resolver os principais problemas da cidade”.

Para ele, essa vitória é fundamental para o contínuo fortalecimento do Partido. “Temos um grande número de filiados e militantes que ocupam secretarias e postos importantes na administração municipal e na Câmara. Também há muita presença do PCdoB nos movimentos sociais e no movimento sindical. Todo esse cenário deve ser revertido para o crescimento do Partido. O objetivo dessa Conferência é sairmos daqui com pessoas que compreendam ainda mais a nossa política para que possamos dar saltos cada vez maiores”.

Teses do 13º Congresso

Ricardo Alemão Abreu — representante da direção nacional do PCdoB na plenária — fez a análise das Teses do Partido para o 13º Congresso do Partido, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo. Ele falou dos avanços e conquistas dos trabalhadores brasileiros durante os dez anos dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. Ele reafirmou ainda a orientação nacional do Partido que coloca a questão das Reformas Estruturais no Brasil como fator fundamental para novas conquistas. O dirigente nacional examinou ainda a atual situação da crise do capitalismo e seus reflexos no cenário internacional e na luta pela soberania dos povos.

Alemão, que acompanhou as eleições de 2012 em Contagem, exaltou a presença dos trabalhadores da cidade no governo municipal. “Só se constrói democracia e direitos sociais com os trabalhadores e o povo unido e mais consciente”.

Segundo ele, assim como Olinda, no estado de Pernambuco, “Contagem tem se tornado aos poucos um grande exemplo da construção do PCdoB na contemporaneidade”. “Temos hoje um Partido que consolida lideranças, que constrói um projeto para a cidade, que monta uma forte aliança nos movimentos sociais, de trabalhadores, jovens e mulheres e que consegue — por uma aliança ampla — chegar à Prefeitura e fazer um governo popular, eficiente e democrático”.

Para o prefeito Carlin Moura, o objetivo maior da direção municipal é ter um partido que discuta as questões do município nos bairros, nas associações, nos grêmios estudantis e nos movimentos sociais. “Mais importante do que o crescimento numérico é o qualitativo do PCdoB. A plenária de hoje mostrou que somos um Partido com grande amplitude, com militantes de todos os bairros da cidade. Trabalhamos por um Partido amplo que levante com firmeza a bandeira do socialismo, de um Brasil progressista, moderno e com a pluralidade que essa grande cidade operária, com mais 600 mil habitantes merece”.