Dilma reativa Twitter, interage com fake e defende Marco Civil

A presidenta da República Dilma Rousseff reativou nesta sexta-feira (27) a sua conta na rede social Twitter que usou na campanha para as eleições de 2010. Nas primeiras mensagens, Dilma defendeu o Marco Civi da Internet e travou um diálogo com seu avatar fake Dilma Bolada, feito pelo humorista Jéferson Monteiro, de 23 anos, que foi recebido pela chefe de Estado em seu gabinete presidencial, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, eles trocaram mensagens, cada um usando um notebook.

"Como disse na ONU, vamos nos proteger. O novo Marco Civil da Internet vai ampliar a privacidade dos brasileiros", declarou a presidenta em diálogo com Dilma Bolada, com quem fez comentários descontraídos e bem humorados.

A retomada de Dilma à rede mundial de computadores era esperada, uma vez que adotou a segurança e a defesa da neutralidade (igualdade) da rede como bandeira, após ter sido revelada uma rede de espionagem encabeçada pelos Estados Unidos.

Após seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil conseguiu apoio de vários países em reuniões nos últimos dias em Nova York, nos EUA, para a criação de normas globais que regulamentem a internet. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que falou com jornalistas no final da tarde de quinta-feira (26), o apoio não se limita aos países emergentes. Os países que formam a sigla Brics, que além do Brasil, é composto por Rússia, Índia, China e África do Sul, divulgaram um comunicado manifestando apoio à criação de um marco regulatório para a internet. Na quarta (25), os países que integram o Ibas (Índia, Brasil e África do Sul) já haviam divulgado um documento semelhante.

"Todos os meus colegas têm estado muito interessado nisso e manifestado grande solidariedade. Eles têm dito que quando a presidente Dilma falou na ONU, falou na verdade refletindo o sentimento de todos", afirmou Figueiredo.

Sua homônia Dilma Bolada aproveitou para comentar o discurso da presidenta na ONU afirmando que a verdadeira presidenta vai revelar todas as verdades sobre se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ficou "chateado" com o discurso feito por ela na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A presidente respondeu: "Países amigos não podem viver sob desconfiança. Um outro comportamento dos EUA para com o Brasil é necessário".

"Linda maravilhosa"

"Bom dia linda maravilhosa,sempre acompanhei vc.Mas não me dê bom dia.Mas me dê bons resultados". Essa foi a primeira frase escolhida pela presidenta para reativar sua conta, onde logo depois emendou: "Eu voltei, voltei para ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar."

Dilma Bolada perguntou para a presidente no Twitter: "Muita gente acha que eu não sou eu. Você se incomoda com isso?". Dilma respondeu, também no Twitter: "Não me incomodo. Rio muito. A vida sem humor fica muito pesada".

Além da conta no Twitter, a presidenta tuitou que também estará no Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, onde ela já postou sua primeira foto no Instagram, na qual aparece ao lado do humorista; e no Facebook.Em conversa descontraída e muito informal, Dilma Bolada perguntou se o perfil oficial "vai ou fica". A a presidente respondeu: "Eu voltei, voltei para ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar".

Da redação do Vermelho com agências