GDF “exporta” boas práticas de políticas para a mulher
Olgamir Amancia dá palestra nesta quarta em Florianópolis, a convite da bancada feminina da Assembleia Legislativa.
Publicado 25/09/2013 09:25 | Editado 04/03/2020 16:38
As políticas públicas de proteção e promoção das mulheres em Brasília estão ganhando fama fora do quadrilátero do DF. Nesta quarta-feira (25), a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, participa em Florianópolis do seminário "Políticas públicas: avanços e desafios na construção de equidade de gênero".
Ela foi convidada pela bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a expor as boas práticas adotadas pela sua pasta nas áreas de educação, saúde e qualificação profissional, entre outras. O trabalho da Secretaria ganhou destaque no relatório final da CPMI da Mulher no Congresso Nacional e, a partir daí, atraiu a atenção de gestores de vários estados. Na semana passada, a secretária deu palestra no Piauí, a convite da União Brasileira de Mulheres (UBM).
Desta vez, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Olgamir vai destacar projetos considerados pioneiros e revolucionários, como o que inclui o ensino dos direitos da mulher nas escolas de educação básica (1º e 2º graus) do DF, o que prevê a vacinação contra o vírus HPV de meninas entre 11 e 13 anos e o que capacita mulheres de baixa renda a ingressar num dos mercados mais machistas do Brasil, o da construção civil.
Além disso, Olgamir vai explicar como funciona a Rede Mulher DF, um conjunto de ações e serviços articulados pela Secretaria, em parceria com outros órgãos do Executivo local (Secretaria da Segurança, Delegacia da Mulher), Ministério Público e Poder Judiciário, que protege e previne a mulher contra a violência doméstica e familiar.