Painel pressiona parlamentares pela reforma política

Com o objetivo de pressionar os parlamentares que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal em apoio ao projeto de iniciativa popular “Eleições Limpas”, que trata da reforma política no país, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no tradicional reduto estudantil do Largo São Francisco, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a inauguração do painel físico com os nomes de parlamentares comprometidos a votar a favor da iniciativa.

Reeditando o clima da campanha das Diretas Já!, quando entidades como a UNE e CNBB estiveram juntas pela redemocratização do país, São Paulo foi a primeira cidade a receber esse painel, que tem 4,5 metros de largura por 2,5 de altura. Na frente da identificação de cada nome está escrito “a favor”, onde ficará marcada a opinião de cada parlamentar da Câmara Federal. O painel também tem o objetivo de acelerar a contagem regressiva para a votação do projeto que foi apresentado ao Congresso Nacional no dia 10 de agosto. A contagem será até 5 outubro, na última data permitida para que a proposta seja aprovada e tenha validade ainda para as Eleições de 2014.

Para o represente da OAB e ex-presidente da UNE, Aldo Arantes, o encontro de hoje resultou um primeiro passo para o fortalecimento da mobilização. “Vamos trabalhar nesse mês de setembro e fazer com que a corrida contra o prazo se torne mais viável. O projeto ‘Eleições Limpas’ é fundamental e histórico. Ele reúne 44 entidades da sociedade civil, que entraram em consenso em favor de uma pauta. Esse painel vai se espalhar por toda nação”, explicou.

Um dos deputados que fizeram questão de participar presencialmente do encontro foi Ricardo Berzoini (PT). Ele destacou que o projeto é em defesa do aprimoramento da democracia e da participação da sociedade. “Fazer essa reforma, é não estimular o caixa dois, é adotar um novo modelo político e novas regras de financiamentos de campanhas”. Estiveram presentes e marcaram gol “a favor” do projeto Ivan Valente (Psol), Newton Lima (PT) e Janete Pietá (PT).

Outros oito parlamentares de São Paulo também já se comprometeram com a iniciativa: Arnaldo Faria de Sá (PTB), Arnaldo Jardim (PPS), Dr. Ubiali (PSB), Iara Bernardi (PT), João Dado (PDT), Luiza Erundina (PSB), Marcio França (PSB) e Paulo Teixeira (PT). Eles se somam aos 161 deputados brasileiros que apoiam as “Eleições Limpas”. No Rio de Janeiro, a mesma atividade acontecerá segunda-feira (23), às 11h, na Cinelândia. As outras capitais e cidades ainda irão agendar o ato e a inauguração.

Eleições limpas

O projeto “Eleições Limpas” é de iniciativa popular e defende a proposta de lei para a reforma política. O projeto foi entregue, no dia 10 de setembro ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), pelas entidades da Coalizão, que é formada pelo Conselho Federal da OAB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e diversas entidades da sociedade civil.

A coleta de assinaturas está sendo feita em papel ou pela internet, que possui homologação automática com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo o parágrafo segundo, do artigo 61, da Constituição Federal, a adesão mínima tem que ser de 1% da população eleitoral, distribuídos em pelo menos cinco unidades da federação e que representem ao menos 0,3% delas.

Para assinar, basta acessar o site www.eleicoeslimpas.org.br

Fonte: Site da UNE