Flaviano Monteiro (PCdoB) comemora conquista do Campus da Uern

 

“A vitória não é de ninguém em particular, mas de todos os apodienses que contribuíram de forma direta ou indireta para a concretização desse sonho de mais de uma década.” A declaração do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB/RN), após o anúncio da aprovação da instalação de um Campus da Uern em Apodi, traduzem o sentimento de toda a população.

No final da tarde de ontem, depois de muita ansiedade e ceticismo em relação à conquista de uma luta que tomou proporções estaduais, a população comemorou a merecida vitória. “É o reconhecimento a um povo que não se rendeu às circunstâncias desfavoráveis e externou seu descontentamento com a falta de respeito a Apodi, desencadeando um movimento que envolveu forças políticas de todo o Estado”, avaliou o vereador Genivan Varela.

A aprovação da criação do campus da instituição no município de Apodi pelo Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) contou com 25 votos a favor, 4 contra e 1 abstenção. Resultado muito comemorado pelos manifestantes que se encontravam na sede da reitoria e por toda a população apodiense, que soltou fogos de artifícios e se manifestou nas redes sociais.

O fato do Consuni ter aprovado a criação do Campus com algumas condicionantes, não muda o otimismo do prefeito em relação à concretização do sonho de Apodi ter uma universidade. “Ganhamos a primeira batalha; o próximo passo será ir à governadora, à assembleia e à bancada federal para que os compromissos assumidos com essa luta sejam colocados em prática”, frisou.

A segunda reunião do Consuni, para discutir a implantação de um Campus Avançado da Uern em Apodi, não atraiu muitos manifestantes, como a primeira, realizada no dia 23 de julho, devido o ceticismo em relação à aprovação devido o intenso debate envolvendo a crise financeira enfrentada pela UERN e a possibilidade de desativação de alguns campus. “A tensão foi grande e estávamos descrentes; tanto que nem levamos a bandeira de Apodi para a comemoração, como fizemos na primeira reunião”, lembra o secretário de Urbanismo de Apodi, Júnior Costa.

Ao agradecer à população apodiense e aos deputados que apoiaram a luta, se disponibilizando a destinar emendas individuais que possam assegurar a construção e manutenção do Campus em Apodi, Flaviano lembrou do caminho percorrido. “Em 2010, apoiamos o deputado Fábio Faria em troca do apoio à implantação do Campus e que ele tem cumprido o compromisso, participando de todas as discussões e destinando emendas para o nosso Campus”, enfatizou.

O vice-prefeito, José Maria destacou a importância do prefeito na luta pelo Campus da Uern, desde 2008, dizendo que a sua participação foi essencial, porque quando a maioria dizia que não era possível a aprovação do Consuni, ele foi um abnegado, articulando apoios e levando a discussão a todo o Estado. “Na galeria dos vencedores só estarão os otimistas”, frisou.

O prefeito fez questão de ressaltar que “se tivéssemos ficado calados, como na luta da Ufersa, não teríamos conseguido. A gente nunca se calou com relação à Uern, e agradeço aos apodienses que acreditaram que é possível sonhar e concretizar o sonho, mesmo depois da perda da Ufersa, que abalou a confiança do nosso povo.”

De acordo com o reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, o campus só será implantando quando forem atendidas algumas condicionantes impostas pelo Consuni, num prazo máximo de 2 anos. “Caso não haja condições do novo campus ser implantado nesse período, será preciso voltar ao Consuni para a deliberação”, afirmou o reitor, logo após o anúncio da aprovação pelo Conselho.

Após a votação favorável, Flaviano agradeceu à UERN pelo empenho em abrir a discussão para a criação do campus em Apodi. “Agradecemos pela disponibilidade em promover esse debate na Universidade. É aqui que temos que construir esses debates. Esse é o sonho de uma região que já devia ter chegado. É justiça que se faz com a nossa terra. Vamos entregar ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa os pontos aqui discutidos. A responsabilidade agora passa a ser do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa”, afirmou o prefeito.

A reunião do Conselho Universitário durou aproximadamente seis horas. Estiveram presentes, além dos conselheiros, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; vice-prefeito, José Maria; deputado federal Fábio Faria; o deputado estadual Gilson Moura; vereadores do município de Apodi e estudantes que aguardavam a deliberação fora da sala de reuniões.

Condicionantes imposta pelo Consuni para a construção do Campus em Apodi:

  1. Emenda de bancada no valor mínimo de R$ 20 milhões;
  2. Encaminhamento do Projeto de Lei para Assembleia Legislativa, com o quadro de lotação que atenda aos novos servidores de Apodi;
  3. Que seja inserido no orçamento da UERN, para cada curso criado, um acréscimo de R$ 5 milhões por ano;
  4. Que as decisões do Consuni sejam enviadas para o Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern) para estudar os cursos que serão implantados, de acordo com a identidade da região;
  5. Que seja encaminhado o projeto para Conselho Diretor para que delibere sobre a viabilidade financeira.

Fonte: Assessoria de Cominicação da Prefeitura de Apodi