Medalha Paulo Freire: Vereadores homenageiam educadores
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) conduziu os trabalhos da comissão que indicou Ana Iório, Helena Serra Azul, Edgar Linhares e Sérgio Bezerra para receber a comenda.
Publicado 17/09/2013 10:26 | Editado 04/03/2020 16:27
A Câmara Municipal de Fortaleza vai agraciar quatro educadores engajados na luta por mudanças e melhorias no ensino em Fortaleza com a comenda máxima da educação. A solenidade de entrega da Medalha Paulo Freire será na próxima quinta-feira (19/09), às 19h, data de aniversário do educador que dá nome à medalha.
O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Evaldo Lima liderou os trabalhos da comissão que escolheu Ana Iório, Helena Serra Azul, Edgar Linhares e Sérgio Bezerra como os homenageados de 2013.
A Medalha Paulo Freire foi instituída pela Resolução nº 1525/1998, alterada pela Resolução nº 1615/2012 e prevê a entrega a três pessoas, físicas ou jurídicas, que se destacaram em ações em favor da educação no município de Fortaleza no período letivo anterior. Em 2013 serão quatro educadores agraciados, respeitando o critério adotado em premiações anteriores, quando houve empate entre indicados.
Os quatro nomes foram escolhidos por uma comissão formada por representantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal; da Secretaria Municipal de Educação; da Faculdade de Educação da UFC; do Centro de Educação da UECE; do Sindicato representativo dos professores; da União Nacional dos Estudantes e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Agraciados com a Medalha Paulo Freire de 2013
Ana Maria Iório Dias
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, pela UFC (1981); Mestrado e Doutorado (1990 e 1998, respectivamente) em Educação, também pela UFC; Pós-doutorado (2009) em Educação, na UnB. É, atualmente, Professora Associada IV da UFC. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará, na Câmara de Educação Básica, da qual foi presidenta de setembro de 2009 a junho de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem; Oralidade, Leitura e Escrita.
Helena Serra Azul Monteiro
É medica com pós-doutorado na Universidade de Kentucky (EUA), Professora Associada IV e pesquisadora da UFC. Participa do Comitê Gestor do Instituto de Bio-Medicina do Semi-Árido Brasileiro aprovado pelo CNPq. Foi presidenta da ADUFC, tem vasta contribuição para o ensino de Medicina, liderando laboratórios de pesquisa e como membro da Sociedade Brasileira de Toxinologia (participou da diretoria 2004-2006) e da International Society Toxinology (IST). Viúva do Chico Passeata foi presa política, torturada durante a Ditadura, tendo ativa história de lutas políticas. Participa do Comitê Gestor do Instituto de Bio-Medicina do Semi-Árido Brasileiro aprovado pelo CNPq.
Sérgio Bezerra e Silva Neto
Formado em Geografia pela UFC, em julho de 1981, e com cursos de Especialização em Análise Ambiental Urbana (UECE – 1995), Especialização em Gestão Pública (UECE-1998), Especialização em Formação do Gestor Escolar (FA7-2005). Foi eleito pela comunidade escolar para o cargo de Diretor Escolar da Escola de 1º Grau Félix de Azevedo nos anos de 1995, 1999 e 2005. Em 2008, seu último ano como Diretor Escolar, a Escola Félix de Azevedo ficou entre as dez melhores escolas públicas do Estado do Ceará na avaliação do ENEM. Sérgio é um nome muito representativo também do movimento sindical, sendo um dos quadros históricos da APEOC, onde atua desde 1984, em defesa da valorização dos profissionais da educação.
Edgar Linhares
Foi professor dos cursos de Letras e Psicologia da UFC, Diretor do Instituto Viana (São Paulo), assessor da Secretaria Geral do MEC (1979-1983), professor adjunto de Métodos e Técnicas em Educação da UECE. É presidente do Conselho de Educação do Ceará, presidente da Câmara de Educação Infantil de Ensino Fundamental. Sempre buscou orientar estudos e ações dentro das escolas para o desenvolvimento dos estudantes como pessoas, trabalhando o ensino comprometido com a dignidade humana. Também se destaca pela luta para o fortalecimento da comunidade escolar, direcionado pela percepção da vida a serviço do próximo, com isenção de exploração desse próximo.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)
Matéria atualizada às 11h30 do dia 17/09