Amanhã, a maior feira de intercâmbio da América Latina
A EDUEXPO ficará aberta das 16h às 21h. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: edufindme.com/EXPO2013.
Publicado 17/09/2013 09:41 | Editado 04/03/2020 16:39
A EDUEXPO, considerada a maior feira de intercâmbio da América Latina, chega a Brasília amanhã, 18. Mais de 170 expositores estarão reunidos no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (SHS Quadra 06 Lote 01 Conjunto A) para receber cerca de 8.000 pessoas, de acordo com as expectativas da organização da feira. A feira de intercâmbio, que acontece em seis cidades brasileiras neste mês de setembro, e deve reunir um público total de 50 mil pessoas, promove o encontro entre estudantes brasileiros e diretores de escolas, universidades e agências de viagens. Representantes de consulados também estarão presentes na EDUEXPO para apresentar os diferenciais da educação dos respectivos países.
Há opções para todos os interesses e bolsos, desde cursos de idiomas, até MBA e doutorado, passando por high school, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nas melhores universidades do exterior. Além disso, são oferecidas oportunidades de cursos em escolas técnicas e de trabalho e estágio remunerado. A EDUEXPO conta com a presença de instituições de ensino dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Suécia, França, Suíça, entre outros.
Tendência
A feira tem crescido ano a ano, seguindo uma tendência do mercado. “Com mais opções de cursos no exterior e possibilidade de pleitear bolsas de estudos, os brasileiros têm procurado o intercâmbio para incrementar o currículo profissional, ou mesmo vivenciar uma experiência única”, comenta Julio Ronchetti, organizador da EDUEXPO.
Dados da Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) revelam que o intercâmbio cresceu 5% entre os anos de 2010 e 2012. Somente em 2012, mais de 175 mil estudantes participaram de programas de intercâmbio, gerando US$ 2 bilhões em negócios. Para 2013, Ronchetti acredita que os investimentos no setor atinjam R$ 5 bilhões (incluindo gastos com cursos, passagens e hospedagens).
Interação o ano todo
Ao se cadastrar no site (edufindme.com), o estudante preenche o perfil com os interesses em cursos e países e passa a receber dicas e informações das escolas e universidades. Diariamente são postadas na timeline novas opções de cursos, além de promoções exclusivas. Os estudantes podem, ainda, participar de seminários e palestras virtuais durante todo o ano, diretamente com as universidades.
É possível entrar em contato com as instituições de ensino e obter mais informações sobre os cursos, bolsas de estudo e prazos para se inscrever para as vagas. São mais de 10 mil programas e cursos em 25 países diferentes.
Hoje, o site conta com mais de 380 mil inscritos de vários países do mundo. É possível trocar experiências e informações entre os estudantes da rede e que estão à procura de uma oportunidade de estudos no exterior.
“Os participantes da rede social interagem e trocam experiências. Com essas ferramentas buscamos oferecer uma vivência mais ampla, que extrapole o período curto de uma feira presencial. Queremos que os estudantes esgotem todas as possibilidades e consigam realizar o sonho do intercâmbio”, destaca o presidente da EDUEXPO, Julio Ronchetti.
Serviço EDUEXPO 2013:
Dia: 18 de setembro, das 16h às 21h
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 06 Lote 01 ConjuntoA
Inscrições gratuitas: edufindme.com/EXPO2013.