Agência de energia atômica inicia conferência internacional

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciou a sua 57ª Conferência Geral em Viena, capital da Áustria, nesta segunda-feira (16). O evento foi inaugurado pelo diretor-geral, Yukiya Amano, que enfatizou o “papel relevante” da energia nuclear para a segurança energética e o desenvolvimento sustentável.

Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA

Amano falou sobre o crescimento da produção de energia nuclear, em particular na Ásia, nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, elogiou o papel da agência para oferecer assistência técnica aos países em desenvolvimento na luta contra o câncer e na gestão agrícola, alimentar e hídrica, que são apontadas como consequências do material nuclear tóxico ainda mal gerido.

“Ao tornar acessível a tecnologia nuclear, a AIEA faz uma contribuição única e permanente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas”, disse, com referência ao plano de oito objetivos para a eliminação da miséria e para o desenvolvimento sustentável até 2015.

Depois de pronunciar o seu discurso, Amano prestou juramento para assumir o seu segundo mandato de quatro anos à frente da AIEA.

Entre os tópicos em discussão e acompanhamento pela agência e seus membros, a questão sobre o programa nuclear iraniano é representada pelo diretor da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Akhbar Salehi, que deve pronunciar um discurso diante dos delegados de outros países. Além disso, Salehi pode se encontrar com Amano, no marco da sessão inaugural da agência.

O governo iraniano, liderado pelo recém-eleito presidente Hassan Rohani, vem reiterando a sua disposição pela cooperação e pelo diálogo internacional sobre o seu programa nuclear, que tem fins civis de pesquisa médica e energética, de acordo com as autoridades persas. Ainda assim, o país é alvo de sanções econômicas rigorosas impostas pelos Estados Unidos, pela ONU e pela União Europeia, sob a acusação de manter um programa nuclear voltado para fins bélicos.

Com informações da HispanTV