Ingerir água pode aumentar a eficiência cognitiva

Uma recente investigação no Reino Unido sobre a eficiência cognitiva indica que ingerir água pode melhorar o rendimento em tarefas nas quais se requer uma resposta rápida.

De acordo com os autores, é evidente que as sensações que provocam mal-estar, como a fome e a dor física, dificultam a capacidade de concentração, bem como são necessárias uma alimentação e hidratação adequadas para que o corpo e a mente funcionem otimamente.

A equipe de Caroline Edmonds e Rosanna Crombie da Universidade do Leste de Londres, e Mark R. Gardner da Universidade de Westminster, realizou um teste de cor, atenção, aprendizagem e tempo de reação a 34 adultos que não tinham comido nem bebido nada em toda a noite.

Os voluntários realizaram o teste em duas manhãs, a primeira após comer uma barra de cereais e beber água, e outra após tomar só os cereais. Os tempos de reação foram até 14% mais curtos depois de beber água.

No entanto, inesperadamente, o rendimento em uma tarefa de aprendizagem de regras complexas diminuiu levemente após beber.

Dada essa discordância nos resultados, os estudiosos opinam que é necessário pesquisar ainda mais para determinar por que beber água poderia ser benéfico para algumas tarefas cognitivas e não em outras.

Fonte: Prensa Latina