Centenas repudiam agressão dos Estados Unidos em Brasília

Cerca de 400 jovens participaram na tarde desta sexta-feira (6) de uma manifestação em frente a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília (DF). Eles repudiaram o iminente ataque militar ao país árabe, anunciado nesta semana pelo presidente dos EUA, Barack Obama. "Foi um ato importante para marcar nosso posicionamento contrário a mais essa grave violação à soberania do povo sírio", afirmou André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) que promoveu o evento.


Jovens se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília / Fotos: divulgação-UJS

Entre os manifestantes haviam integrantes da UJS, estudantes e membros da comunidade síria em Brasília. De acordo com Tokarski, a manifestação foi pacífica, no entanto, houve um momento de tensão com a polícia que ameaçou agredir alguns jovens que picharam o muro da embaixada.

O ato também foi marcado pela encenação dramática dos presentes, que representaram uma cena de guerra, em que jovens eram carregados por outros como se tivessem sido feridos e mortos por bombas. Também foi queimado um boneco do presidente estadunidense.

Neste sábado, a UJS participa do Grito dos Excluídos em Brasília (DF), que terá concentração a partir das 12 horas, na Esplanada dos Ministérios.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho