Chico Lopes comemora aprovação do fim do voto secreto
O fim do voto secreto, aprovado na noite desta terça-feira (03/09) por unanimidade pela Câmara dos Deputados, com validade para todas as votações daqui por diante, garantirá mais transparência para a sociedade e clareza quanto à forma como cada parlamentar se posiciona quanto a questões polêmicas.
Publicado 04/09/2013 09:42 | Editado 04/03/2020 16:27
A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que defendeu o voto aberto e considera que a medida trará grandes benefícios à sociedade e aos parlamentares realmente empenhados em representar o povo. Agora a medida depende apenas de votação no Senado para passar a valer, inclusive para as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
"O voto aberto é o melhor caminho. Para os parlamentares sérios, que sempre votaram conforme sua consciência, seus princípios ideológicos, o programa dos eu partido, sua convicção política e o dever de representar bem o povo, nada vai mudar. Apenas a sociedade terá total clareza quanto a esse voto", afirma Chico Lopes. "Mas agora os demagogos, lobistas vão ter que mostrar a cara", destaca.
"Não se pode colocar toda a Câmara dos Deputados em uma posição difícil, em uma votação como essa de cassação (do deputado Natan Donadon, realizada na semana passada). Fica essa discussão toda, e ninguém sabe como foi que houve tantos votos a favor dele", critica Chico Lopes. "Somando os que disseram que votaram pela cassação, dá mais do que 513 deputados. Mas na matemática da apuração, não houve votos suficientes para a cassação", contrapõe.
"Agora, vai haver mais clareza quanto à posição de cada um. A sociedade terá condições de acompanhar melhor como se posiciona seu deputado, na hora da onça beber água, nos temas polêmicos, nas votações em que é preciso saber quem é quem", complementa Chico Lopes.
Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)