RS: TVE exibe especial sobre a ditadura argentina
No dia 28 de agosto foi exibida a primeira parte do programa TVE Repórter sobre a ditadura argentina e, nesta quarta-feira (4), às 22h, a TVE irá veicular a segunda parte deste especial. Os números da Ditadura Militar na Argentina indicam 10 mil torturados, 200 mil exilados, 500 crianças roubadas e 30 mil sequestrados e desaparecidos.
Publicado 03/09/2013 21:30 | Editado 04/03/2020 17:09
No momento em que o Brasil e outros países latino-americanos buscam a verdade sobre os anos de ditadura, a equipe do TVE Repórter foi a Buenos Aires registrar como movimentos de direitos humanos, testemunhas, governo e cientistas reescrevem a história recente que o país vizinho chama de terrorismo de Estado.
O programa evidencia que por meio de investigação e estudo é possível apontar e responsabilizar as pessoas e setores civis que se beneficiaram com tantos assassinatos, preenchendo lacunas históricas e trazendo justiça, mesmo que tardia, às famílias atingidas. No programa, é possível conferir depoimentos de pessoas que viveram a ditadura na Argentina, como o militante político exilado, Eduardo Epstein, a presidente da Associação das Abuelas da Praça de Mayo, Estela de Carlotto, do neto número 77, que teve a identidade recuperada, Juan Cabandié, entre outros.
Em sua entrevista, Cabandié declara que em certo momento de sua vida, quando tinha 23 anos, "comecei a fazer muitas perguntas sobre minha origem. Não entendia bem por que eu tinha um mal estar tão grande estando com esta família, porque tinha depressões, porque tinha angústias e me ocorreu pensar que eu poderia ser um filho de pais desaparecidos."
O programa TVE Repórter tem horários alternativos às sextas-feiras, às 20h30, e aos domingos, às 17h. A produção, reportagem e edição do programa são de Daniela Bonamigo e Simone Feltes com o apoio do estagiário de Jornalismo, Rafael Marantes.