Estudantes realizam ato em defesa da educação na Bahia
Nesta quarta-feira (04/09), às 8h, estudantes secundaristas realizam o ato “Vamos pintar de verde e amarelo a educação” em frente à Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A manifestação é por causa da exoneração do diretor da Escola de Aplicação Anísio Teixeira, na capital baiana, que foi substituído por um diretor interventor, indicado pela pasta estadual.
Publicado 03/09/2013 16:24 | Editado 04/03/2020 16:16
A iniciativa é promovida pela ABES (Associação Baiana Estudantil Secundarista) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e conta com o apoio do Movimento Passe Livre, da UEB (União dos Estudantes da Bahia) e da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Segundo Marianna Dias, presidenta da UEB, os estudantes estão revoltados com a iniciativa da Secretaria da Educação, que exonerou o diretor que foi escolhido por eleição direta na escola. A demissão vai de encontro ao que é defendido na Lei da Democracia Escolar.
Além dessa questão, o ato defenderá o respeito à eleição direta para diretor; fim dos interventores nas escolas; passe livre para todos os estudantes; 10% do PIB para educação; e 100% dos royalties para a educação. Ao final da manifestação, os estudantes farão um enterro simbólico da educação baiana.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro